Partindo da reflexão sobre a importância das disciplinas que compõem nosso currículo, o presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma análise da concepção dos Licenciandos em Química da Universidade Estadual da Paraíba quanto a importância das disciplinas pedagógicas na sua formação. As disciplinas consideradas pedagógicas são: Didática, Metodologia do Ensino, Práticas pedagógicas, Estágio Supervisionado, Organização do trabalho e do Currículo e, juntamente com elas Filosofia, Psicologia e Sociologia. Essas disciplinas abordam o papel da educação na sociedade, bem como apresentam os conhecimentos didáticos e orienta o formando para o exercício profissional, tornando-se assim de vital importância sua presença no currículo pedagógico de um licenciando. A presente pesquisa deu-se de um estudo de caso, onde buscamos investigar as concepções dos licenciandos de química em relação as cadeiras pedagógicas que fazem parte do currículo dos mesmos. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, como público alvo da pesquisa tivemos 13 alunos do curso de Licenciatura Plena em Química da Universidade Estadual da Paraíba, situada na cidade de Campina Grande – PB. A coleta de dados deu-se a partir de um questionário que foi elaborado em uma plataforma online do google docs e enviada aos demais, tal questionário era composto por seis questões, cinco delas abordaram questões que enfatizam a trajetória acadêmica dos licenciandos em relação as disciplinas pedagógicas, objetivando assim direcionar ao objetivo de nossa pesquisa e a questão de número seis buscou identificar qual período estes licenciandos cursavam na universidade. Após levantamento dos dados, pôde-se perceber que os licenciandos possuem consciência em relação a importância das disciplinas, mas apesar disso, alguns consideram as disciplinas com cargas horárias excessiva, bem como identificam a falta de interesse de alguns relacionados a maneira como os professores abordam os conteúdos, ou até mesmo a falta de preparação por parte dos próprios licenciandos e também a falta de conhecimento em relação a importância da disciplina. Deste modo, percebemos que a falta de aproveitamento dessas disciplinas convém tanto do lado profissional de quem está ministrando os conteúdos, como por parte do licenciando que nem sempre dá a devida importância para as disciplinas.
Palavras-Chave: Formação docente, Ensino de Química, Disciplinas pedagógicas.