Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ABORDANDO A HISTÓRIA DA FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: PIBID, ENSINO DE FÍSICA, HISTÓRIA DA FÍSICA Comunicação Oral (CO) GT-04: Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39171
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 139
    "inscrito_id" => 42
    "titulo" => "ABORDANDO A HISTÓRIA DA FÍSICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O presente trabalho busca descrever uma das atividades realizadas pelos alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Física, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus VII. Na Escola Estadual Auzanir Lacerda, situada no município de Patos-PB. As atuações foram desenvolvidas nas turmas de 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, do turno da tarde. Tendo em vista minimizar as dificuldades encontradas no ensino de Física, como a falta de interesse, a falta de ligação com dos conteúdos trabalhados com o cotidiano dos alunos, buscamos incentivar o interesse seu interesse pela disciplina, procurando desmistificar alguns conceitos pré-definidos, muito difundidos, nos quais muitas vezes ela é vista como uma disciplina difícil, e criadas por gênios em um determinado momento. E levando-se em consideração essas dificuldades hoje encontradas no processo de ensino aprendizagem. Buscamos trabalhar a História da Física, como ferramenta motivacional. Cada turma teve um enfoque diferente buscando assim trabalhar em concordância com o conteúdo que estava sendo ministrado pelo professor da disciplina. No primeiro ano trabalhou-se Isaac Newton, no segundo Galileu Galilei, e no terceiro trabalhou-se a Guerra das correntes, e seus principais participantes: Thomas Alva Edison, Nikola Tesla, e George Westinghouse. Além de mostrar a importância que as descobertas tiveram na época em que aconteceram, as barreiras que elas quebraram, e as dificuldades que os cientistas encontraram para fazer com que suas ideias fossem aceitas. Buscamos assim auxiliar na desconstrução de conceitos pré-concebidos pelos alunos a respeito da disciplina. E mostrando que ela é feita por pessoas, que se esforçaram e estudaram muito para fazer o que fizeram, e não apenas acordaram certo dia e revolucionaram a Física."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-04: Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "PIBID, ENSINO DE FÍSICA, HISTÓRIA DA FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA4_ID42_28112017090457.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE MARQUES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ALINE MARQUES"
    "autor_email" => "marquesfisica13@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39171
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 139
    "inscrito_id" => 42
    "titulo" => "ABORDANDO A HISTÓRIA DA FÍSICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O presente trabalho busca descrever uma das atividades realizadas pelos alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Física, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus VII. Na Escola Estadual Auzanir Lacerda, situada no município de Patos-PB. As atuações foram desenvolvidas nas turmas de 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, do turno da tarde. Tendo em vista minimizar as dificuldades encontradas no ensino de Física, como a falta de interesse, a falta de ligação com dos conteúdos trabalhados com o cotidiano dos alunos, buscamos incentivar o interesse seu interesse pela disciplina, procurando desmistificar alguns conceitos pré-definidos, muito difundidos, nos quais muitas vezes ela é vista como uma disciplina difícil, e criadas por gênios em um determinado momento. E levando-se em consideração essas dificuldades hoje encontradas no processo de ensino aprendizagem. Buscamos trabalhar a História da Física, como ferramenta motivacional. Cada turma teve um enfoque diferente buscando assim trabalhar em concordância com o conteúdo que estava sendo ministrado pelo professor da disciplina. No primeiro ano trabalhou-se Isaac Newton, no segundo Galileu Galilei, e no terceiro trabalhou-se a Guerra das correntes, e seus principais participantes: Thomas Alva Edison, Nikola Tesla, e George Westinghouse. Além de mostrar a importância que as descobertas tiveram na época em que aconteceram, as barreiras que elas quebraram, e as dificuldades que os cientistas encontraram para fazer com que suas ideias fossem aceitas. Buscamos assim auxiliar na desconstrução de conceitos pré-concebidos pelos alunos a respeito da disciplina. E mostrando que ela é feita por pessoas, que se esforçaram e estudaram muito para fazer o que fizeram, e não apenas acordaram certo dia e revolucionaram a Física."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-04: Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "PIBID, ENSINO DE FÍSICA, HISTÓRIA DA FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA4_ID42_28112017090457.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE MARQUES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ALINE MARQUES"
    "autor_email" => "marquesfisica13@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho busca descrever uma das atividades realizadas pelos alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Física, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus VII. Na Escola Estadual Auzanir Lacerda, situada no município de Patos-PB. As atuações foram desenvolvidas nas turmas de 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, do turno da tarde. Tendo em vista minimizar as dificuldades encontradas no ensino de Física, como a falta de interesse, a falta de ligação com dos conteúdos trabalhados com o cotidiano dos alunos, buscamos incentivar o interesse seu interesse pela disciplina, procurando desmistificar alguns conceitos pré-definidos, muito difundidos, nos quais muitas vezes ela é vista como uma disciplina difícil, e criadas por gênios em um determinado momento. E levando-se em consideração essas dificuldades hoje encontradas no processo de ensino aprendizagem. Buscamos trabalhar a História da Física, como ferramenta motivacional. Cada turma teve um enfoque diferente buscando assim trabalhar em concordância com o conteúdo que estava sendo ministrado pelo professor da disciplina. No primeiro ano trabalhou-se Isaac Newton, no segundo Galileu Galilei, e no terceiro trabalhou-se a Guerra das correntes, e seus principais participantes: Thomas Alva Edison, Nikola Tesla, e George Westinghouse. Além de mostrar a importância que as descobertas tiveram na época em que aconteceram, as barreiras que elas quebraram, e as dificuldades que os cientistas encontraram para fazer com que suas ideias fossem aceitas. Buscamos assim auxiliar na desconstrução de conceitos pré-concebidos pelos alunos a respeito da disciplina. E mostrando que ela é feita por pessoas, que se esforçaram e estudaram muito para fazer o que fizeram, e não apenas acordaram certo dia e revolucionaram a Física.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.