O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um dos programas criados pelo Ministério da Educação (MEC) e executado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, que incentiva os alunos a se dedicarem e aperfeiçoarem sua carreira acadêmica. O Pibid, como o próprio nome já indica, é um projeto que assiste aos estudantes do nível superior que estejam cursando alguma licenciatura. Sua finalidade é inserir o aluno no cotidiano da escola pública com o intuído de adquirir experiência desde o início da sua formação acadêmica. O presente artigo possui como título “Uma ponte de via dupla na inter-relação de ensino-aprendizagem: as contribuições da experiência do Pibid para a formação docente” é fruto da nossa vivência no Pibid e as contribuições do mesmo em nossa formação, tal como as contribuições da nossa formação nas realidades assistidas por nós. Portanto, este trabalho terá como objetivo geral discutir como a experiência do Pibid engrandece a formação docente, assim como a formação docente contribui às escolas assistidas pelo Programa. Enfatizaremos, a partir de (re)leituras bibliográficas e experiência em campo, quais os objetivos, finalidades do programa e como ele funciona, confrontando as ideias do mesmo com as nossas próprias experiências, como o Pibid engrandece nossa formação e como nossa formação contribui na realidade das escolas. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, onde os sujeitos são ativos, pois, são os pesquisados e os pesquisadores, concomitantemente, discentes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba atuantes do Programa em questão.