Sabemos que as grandes questões ligadas à educação hoje, diz respeito ao uso das tecnologias em sala de aula. Primeiro é preciso pensar o que isso provoca na Escola, porque as tecnologias podem causar uma grande revolução na maneira de ensinar e aprender a ler e escrever. Passamos a ter jovens que interagem desde cedo com as Tecnologias de Informação e Comunicação, o que exige um olhar diferente sobre o impacto disso na aprendizagem. Acreditamos que a tecnologia pode ser uma ferramenta de ensino essencial, se bem utilizada e planejada. Afinal, algo que se possa visualizar, comparar ou comprovar é sempre melhor de compreender. O papel do professor é, portanto, dar sentido ao uso da tecnologia e não apenas informatizar suas aulas, mas produzir conhecimentos. A tecnologia trás novas situações de aprendizagem que o professor deve gerenciar. Com isso, explorar conceitos geométricos com o auxílio da tecnologia pode proporcionar uma melhor aprendizagem, pois esses recursos possibilitam a visualização e manipulação dos objetos e consequentemente, a validação dos conceitos e definições já estudados. Decidimos explorar atividades inovadoras por meio de recursos tecnológicos, utilizando os kits de Robótica nos processos de ensino e aprendizagem de Geometria Espacial de Posição. Nosso objetivo consiste em analisar as principais contribuições, os limites e possibilidades da utilização da Robótica Educacional para o ensino e aprendizagem de Geometria Espacial de Posição. Com as atividades, pretendemos que os alunos desenvolvam a capacidade de justificar seu pensamento e processo de raciocínio utilizando modelos mecânicos, explorando propriedades e generalizações por meio da validação de propriedades e definições, desenvolvam habilidades de pensamento matemático, geométrico, lógico-dedutivo, além de reduzir a evasão escolar por se tratar de atividades motivadoras e dinâmicas. O enfoque, com relação às contribuições, está no processo de aprendizagem, isto é, o olhar está no aluno enquanto aprendiz. Com isso, a pergunta que norteou nossa pesquisa foi: A utilização dos Kits de Robótica Educacional contribui para a compreensão de Geometria Espacial de posição? O ambiente de pesquisa de campo se deu na escola EEEFM Ademar Veloso da Silveira, situada em Campina Grande, Pb. Os sujeitos da pesquisa, são alunos de três turmas do 3º ano do Ensino Médio. As atividades aconteceram com a construção dos robôs, análise e validação dos conceitos e definições já estudados em sala. A culminância do projeto se deu com a exposição das montagens dos robôs e das atividades desenvolvidas na 1ª Amostra de Robótica, evento interno da Escola. Com a proposta, contribuímos para que os alunos desenvolvessem diversas competências e habilidades, tivemos a oportunidade de inserir conteúdos do currículo escolar saindo do ensino tradicional adentrando a era digital e contribuímos de forma significativa com os alunos na compreensão de Geometria Espacial de Posição.