O presente estudo analisa como os conselhos escolares podem promover a articulação da escola com a sua comunidade, de modo a contribuir para a implantação da educação integral em escolas de tempo integral, enquanto política pública municipal de Alagoinhas-Bahia. O campo empírico está voltado para a Escola Municipal Visconde do Rio Branco e a Escola Municipal José Abelha Flores, onde observa-se a atuação dos conselhos escolares. A pesquisa empírica adota a abordagem qualitativa com características etnográfica e para a coleta de dados, utiliza-se da entrevista semiestruturada e da observação participante. A pesquisa procura investigar como os Conselhos Escolares podem promover a articulação da escola com a sua comunidade, de modo a contribuir para a implantação da política púbica da Educação Integral em Escolas de Tempo Integral no município de Alagoinhas-Ba. Para tanto, utiliza-se os seguintes autores: Gadotti (2009), Freire (1983), Paro (1996, 2016), Lück (2006), Gohn (2012), Abranches (2003), Moll (2009, 2012). Os resultados parciais da pesquisa, revelam que para o pleno funcionamento dos Conselhos, e consequentemente para que estes tenham poder de mobilização na busca de Políticas Públicas de Educação Integral em Escolas de Tempo Integral, faz-se necessário a participação ativa da escola e da sua comunidade no exercício democrático da cidadania. Como a escola está inserida na sociedade e dela faz parte, entende-se que não há exercício democrático na escola se não houver na sociedade como um todo.
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PALAVRAS CHAVE: Conselho Escolar. Gestão Democrática. Educação Integral.