O CONSELHO ESCOLAR NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37586 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3266 "inscrito_id" => 9527 "titulo" => "O CONSELHO ESCOLAR NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL" "resumo" => """ O presente estudo analisa como os conselhos escolares podem promover a articulação da escola com a sua comunidade, de modo a contribuir para a implantação da educação integral em escolas de tempo integral, enquanto política pública municipal de Alagoinhas-Bahia. O campo empírico está voltado para a Escola Municipal Visconde do Rio Branco e a Escola Municipal José Abelha Flores, onde observa-se a atuação dos conselhos escolares. A pesquisa empírica adota a abordagem qualitativa com características etnográfica e para a coleta de dados, utiliza-se da entrevista semiestruturada e da observação participante. A pesquisa procura investigar como os Conselhos Escolares podem promover a articulação da escola com a sua comunidade, de modo a contribuir para a implantação da política púbica da Educação Integral em Escolas de Tempo Integral no município de Alagoinhas-Ba. Para tanto, utiliza-se os seguintes autores: Gadotti (2009), Freire (1983), Paro (1996, 2016), Lück (2006), Gohn (2012), Abranches (2003), Moll (2009, 2012). Os resultados parciais da pesquisa, revelam que para o pleno funcionamento dos Conselhos, e consequentemente para que estes tenham poder de mobilização na busca de Políticas Públicas de Educação Integral em Escolas de Tempo Integral, faz-se necessário a participação ativa da escola e da sua comunidade no exercício democrático da cidadania. Como a escola está inserida na sociedade e dela faz parte, entende-se que não há exercício democrático na escola se não houver na sociedade como um todo.\r\n . \r\n PALAVRAS CHAVE: Conselho Escolar. Gestão Democrática. Educação Integral. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "CONSELHO ESCOLAR, GESTÃO DEMOCRÁTICA, EDUCAÇÃO INTEGRAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA5_ID9527_09102017211927.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUYANE CRISTINA FERREIRA PINHO " "autor_nome_curto" => "SUYANE PINHO " "autor_email" => "suycris@gmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37586 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3266 "inscrito_id" => 9527 "titulo" => "O CONSELHO ESCOLAR NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL" "resumo" => """ O presente estudo analisa como os conselhos escolares podem promover a articulação da escola com a sua comunidade, de modo a contribuir para a implantação da educação integral em escolas de tempo integral, enquanto política pública municipal de Alagoinhas-Bahia. O campo empírico está voltado para a Escola Municipal Visconde do Rio Branco e a Escola Municipal José Abelha Flores, onde observa-se a atuação dos conselhos escolares. A pesquisa empírica adota a abordagem qualitativa com características etnográfica e para a coleta de dados, utiliza-se da entrevista semiestruturada e da observação participante. A pesquisa procura investigar como os Conselhos Escolares podem promover a articulação da escola com a sua comunidade, de modo a contribuir para a implantação da política púbica da Educação Integral em Escolas de Tempo Integral no município de Alagoinhas-Ba. Para tanto, utiliza-se os seguintes autores: Gadotti (2009), Freire (1983), Paro (1996, 2016), Lück (2006), Gohn (2012), Abranches (2003), Moll (2009, 2012). Os resultados parciais da pesquisa, revelam que para o pleno funcionamento dos Conselhos, e consequentemente para que estes tenham poder de mobilização na busca de Políticas Públicas de Educação Integral em Escolas de Tempo Integral, faz-se necessário a participação ativa da escola e da sua comunidade no exercício democrático da cidadania. Como a escola está inserida na sociedade e dela faz parte, entende-se que não há exercício democrático na escola se não houver na sociedade como um todo.\r\n . \r\n PALAVRAS CHAVE: Conselho Escolar. Gestão Democrática. Educação Integral. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "CONSELHO ESCOLAR, GESTÃO DEMOCRÁTICA, EDUCAÇÃO INTEGRAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA5_ID9527_09102017211927.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUYANE CRISTINA FERREIRA PINHO " "autor_nome_curto" => "SUYANE PINHO " "autor_email" => "suycris@gmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }