A educação é compreendida como uma maneira de formar uma sociedade crítica, pensante e atuante, ou seja, como a chave para uma formação de excelência para os cidadãos, devendo ser dada a importância necessária para tal fim. Os conteúdos de Ciências e Biologia são exemplos de que muitos assuntos precisam ser abordados de forma mais prática, mais interativa, contextualizada, caso contrário, não passarão de informações superficiais na perspectiva do aprendizado. Objetivou-se desse trabalho fazer um levantamento da utilização de laboratórios de Ciência e/ou Biologia em escolas públicas de Areia e Remígio – Paraíba e a realização de treinamento quanto ao uso de microscopia óptica para professores de escolas em cada município. Foi realizado um levantamento com questionário semiestruturado com diretores e/ou coordenadores das escolas da rede pública, exceto creches, para identificação de laboratórios, tipos de laboratórios, existência de microscópios, vidrarias e outros equipamentos, como também para saber se os mesmos eram utilizados. Após o levantamento foi selecionada uma escola em cada município para a realização de uma oficina, sobre a utilização e funcionamento do microscópio óptico para professores de Ciências e Biologia. Esse trabalho foi realizado em 2013, e tem como finalidade a continuação para observar a diferença após cinco anos de pesquisa, de modo que a pesquisa será refeita e os dados publicados na íntegra em 2018, após a comparação de dados: 2013 e 2018. Observou-se que nas escolas de Areia e Remígio - Paraíba não há laboratórios de Ciências e/ou Biologia. Havendo laboratório em 67% das escolas estaduais de Remígio (laboratório de robótica, matemática, química e informática), e 17% nas escolas municipais (laboratório de informática). Na cidade de Areia, em 40% das escolas estaduais há laboratório (laboratório de robótica, matemática e informática), e 22% para as municipais (laboratório de informática). Há microscópios em 33% das escolas estaduais de Remígio. Nas escolas de Areia há microscópios em 20% das escolas estaduais e 15% das escolas municipais. O laboratório de Ciências não é uma realidade das escolas que foram utilizadas como objeto de estudo, como também, o microscópio, para a maioria das escolas. A oficina proporcionou formação continuada aos professores. As informações coletadas darão subsídios de compreender o desenvolvimento educacional nas cidades objeto de estudo, quando comparados aos dados obtidos a partir de 2017.