Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36880
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1982
    "inscrito_id" => 6074
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, na linha de pesquisa em Educação em Ciências e Matemática, sob a orientação da Profª Drª Marta Maria Pontin Darsie. Será apresentado um estudo parcial da fundamentação teórica da pesquisa em desenvolvimento para a dissertação de mestrado, o qual abordará as estratégias metacognitivas no ensino e na aprendizagem de matemática da Educação de Jovens e Adultos (EJA), levando em consideração os conhecimentos prévios e as experiências dos estudantes dessa modalidade. Tendo em vista a natureza de nosso trabalho, pretendemos utilizar a metodologia de pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, por caracterizar grande flexibilidade, permitindo amplo e detalhado conhecimentos dos objetos. A pesquisa se dará em duas etapas: a revisão bibliográfica indicando aspectos teóricos relacionados ao ensino de Jovens e Adultos e as estratégias metacognitivas e posteriormente a pesquisa de campo com alunos da primeira fase do segundo segmento da EJA. Com base em pesquisas já realizadas, nota-se uma defasagem no ensino-aprendizagem dos conteúdos matemáticos, em especial na modalidade de Jovens e Adultos, que por diversos motivos o público dessa modalidade não conseguiu finalizar os estudos na idade própria e quando retornam ao espaço escolar apresentam dificuldade na aprendizagem de matemática, que pode ser decorrente do ensino marcado pelo tradicionalismo, onde prioriza-se a memorização de regras e fórmulas, sem levar em consideração os conhecimentos advindos das vivências e experiências dos estudantes, com base nisso a  pretensão em nossa pesquisa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID6074_11092017160006.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA FIGUEIRA SECAFIM"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA SECAFIM"
    "autor_email" => "marianasecafim@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36880
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1982
    "inscrito_id" => 6074
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, na linha de pesquisa em Educação em Ciências e Matemática, sob a orientação da Profª Drª Marta Maria Pontin Darsie. Será apresentado um estudo parcial da fundamentação teórica da pesquisa em desenvolvimento para a dissertação de mestrado, o qual abordará as estratégias metacognitivas no ensino e na aprendizagem de matemática da Educação de Jovens e Adultos (EJA), levando em consideração os conhecimentos prévios e as experiências dos estudantes dessa modalidade. Tendo em vista a natureza de nosso trabalho, pretendemos utilizar a metodologia de pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, por caracterizar grande flexibilidade, permitindo amplo e detalhado conhecimentos dos objetos. A pesquisa se dará em duas etapas: a revisão bibliográfica indicando aspectos teóricos relacionados ao ensino de Jovens e Adultos e as estratégias metacognitivas e posteriormente a pesquisa de campo com alunos da primeira fase do segundo segmento da EJA. Com base em pesquisas já realizadas, nota-se uma defasagem no ensino-aprendizagem dos conteúdos matemáticos, em especial na modalidade de Jovens e Adultos, que por diversos motivos o público dessa modalidade não conseguiu finalizar os estudos na idade própria e quando retornam ao espaço escolar apresentam dificuldade na aprendizagem de matemática, que pode ser decorrente do ensino marcado pelo tradicionalismo, onde prioriza-se a memorização de regras e fórmulas, sem levar em consideração os conhecimentos advindos das vivências e experiências dos estudantes, com base nisso a  pretensão em nossa pesquisa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID6074_11092017160006.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA FIGUEIRA SECAFIM"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA SECAFIM"
    "autor_email" => "marianasecafim@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, na linha de pesquisa em Educação em Ciências e Matemática, sob a orientação da Profª Drª Marta Maria Pontin Darsie. Será apresentado um estudo parcial da fundamentação teórica da pesquisa em desenvolvimento para a dissertação de mestrado, o qual abordará as estratégias metacognitivas no ensino e na aprendizagem de matemática da Educação de Jovens e Adultos (EJA), levando em consideração os conhecimentos prévios e as experiências dos estudantes dessa modalidade. Tendo em vista a natureza de nosso trabalho, pretendemos utilizar a metodologia de pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, por caracterizar grande flexibilidade, permitindo amplo e detalhado conhecimentos dos objetos. A pesquisa se dará em duas etapas: a revisão bibliográfica indicando aspectos teóricos relacionados ao ensino de Jovens e Adultos e as estratégias metacognitivas e posteriormente a pesquisa de campo com alunos da primeira fase do segundo segmento da EJA. Com base em pesquisas já realizadas, nota-se uma defasagem no ensino-aprendizagem dos conteúdos matemáticos, em especial na modalidade de Jovens e Adultos, que por diversos motivos o público dessa modalidade não conseguiu finalizar os estudos na idade própria e quando retornam ao espaço escolar apresentam dificuldade na aprendizagem de matemática, que pode ser decorrente do ensino marcado pelo tradicionalismo, onde prioriza-se a memorização de regras e fórmulas, sem levar em consideração os conhecimentos advindos das vivências e experiências dos estudantes, com base nisso a pretensão em nossa pesquisa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.