Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, na linha de pesquisa em Educação em Ciências e Matemática, sob a orientação da Profª Drª Marta Maria Pontin Darsie. Será apresentado um estudo parcial da fundamentação teórica da pesquisa em desenvolvimento para a dissertação de mestrado, o qual abordará as estratégias metacognitivas no ensino e na aprendizagem de matemática da Educação de Jovens e Adultos (EJA), levando em consideração os conhecimentos prévios e as experiências dos estudantes dessa modalidade. Tendo em vista a natureza de nosso trabalho, pretendemos utilizar a metodologia de pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, por caracterizar grande flexibilidade, permitindo amplo e detalhado conhecimentos dos objetos. A pesquisa se dará em duas etapas: a revisão bibliográfica indicando aspectos teóricos relacionados ao ensino de Jovens e Adultos e as estratégias metacognitivas e posteriormente a pesquisa de campo com alunos da primeira fase do segundo segmento da EJA. Com base em pesquisas já realizadas, nota-se uma defasagem no ensino-aprendizagem dos conteúdos matemáticos, em especial na modalidade de Jovens e Adultos, que por diversos motivos o público dessa modalidade não conseguiu finalizar os estudos na idade própria e quando retornam ao espaço escolar apresentam dificuldade na aprendizagem de matemática, que pode ser decorrente do ensino marcado pelo tradicionalismo, onde prioriza-se a memorização de regras e fórmulas, sem levar em consideração os conhecimentos advindos das vivências e experiências dos estudantes, com base nisso a pretensão em nossa pesquisa.