NASCIMENTO, Gécica Coelho Do et al.. Intervenção pedagógica e práticas do pedagogo. Anais V FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/3657>. Acesso em: 28/12/2024 06:30
INTRODUÇÃO: O presente artigo mostra resultados parciais do trabalho realizado por um bolsista na área de extensão no Projeto Nova Vida, que é uma Organização Não-Governamental (ONG) e atua junto às comunidades carentes no município do Crato-CE. O principal objetivo é promover uma formação integral do pedagogo, refletindo sobre a sua contribuição em espaços alternativos de intervenção pedagógica. METODOLOGIA: Está pautada em leituras bibliográficas, entrevistas, visitas a instituição, encontros e oficinas. RESULTADOS: Obtivemos o engajamento dos professores no estudo sistemático de conteúdos, possibilitando a melhoria do seu trabalho. Esperamos realizar oficinas com os pais para terem uma maior compreensão da infância e, assim sendo, possibilitar a melhoria na qualidade das relações pais e filhos. CONCLUSÃO: Podemos afirmar que toda experiência no Projeto Nova Vida possibilita uma troca de saberes entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Com isso atingimos a maior finalidade da extensão: socializar conhecimentos.