SILVA, Lucineide Santos. Trabalho e educação: brasil colônia a primeira republica. Anais V FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/3772>. Acesso em: 28/12/2024 21:55
O presente trabalho é um esboço inicial, construído a partir de discussões que temos travado no ambiente escolar e nas rodas de debates, do qual pretendemos dá andamento a uma pesquisa bibliográfica que vise compreender em que medida a Educação no Brasil contribuiu para o aprofundamento da Divisão Social do Trabalho desde o processo colonial ao inicio da primeira Republica. Isso nos leva a inferir que o processo educacional perpretado pelos sujeitos históricos, nesse país, perpassa por um apanhado de interesses conflitantes, na qual estabelece um processo de articulação entre Educação e Trabalho que se dá em diferentes âmbitos de interesses de classes e que busca, eminentemente, criar modelos que trazem a legitimidade de relações mercantis, pois trazem no seu bojo o projeto de uma Educação pautada na Divisão Social do Trabalho.