PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS DA LEITURA NO ESPAÇO ESCOLAR
"2013-06-26 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 3640 "edicao_id" => 12 "trabalho_id" => 479 "inscrito_id" => 1865 "titulo" => "PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS DA LEITURA NO ESPAÇO ESCOLAR" "resumo" => "Visando compreender o significado e a importância da leitura para os professores do 1° e 2° anos iniciais este artigo procurou investigar algumas representações e práticas relativas à leitura em sala de aula de uma escola estadual no município de Brasília de Minas; refletir conceitualmente sobre leitura; perceber como em sala de aula os professores promovem práticas de leitura. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa. Para coleta de dados foi utilizada observação em sala de aula; entrevista semi-estrutura. A fundamentação teórica se pautou em: Cagliari (2009), Smith (1999,2003), Solé (1998), Kleiman (2002). Os resultados apontam que os entrevistados sabem da importância da leitura, no entanto, 50% leem esporadicamente livros, revistas. Concluímos que os profissionais da educação devem repensar a importância da leitura para si e para seus educandos, os quais através das práticas orientadas por aqueles terão desta uma perspectiva restrita." "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)" "area_tematica" => "GT 10 - EXPERIENCIAS DE LEITURAS EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES" "palavra_chave" => "LEITURA, REPRESENTAÇÕES, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1865_8d89f4f326ccb25402ca9763d42ae7d8.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:49" "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINE VELOSO CAPANEMA" "autor_nome_curto" => "FRANCINE CAPANEMA" "autor_email" => "francinevelosocap@gmail.c" "autor_ies" => "UNIMONTES - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-fiped" "edicao_nome" => "Anais V FIPED" "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013" "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg" "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 3640 "edicao_id" => 12 "trabalho_id" => 479 "inscrito_id" => 1865 "titulo" => "PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS DA LEITURA NO ESPAÇO ESCOLAR" "resumo" => "Visando compreender o significado e a importância da leitura para os professores do 1° e 2° anos iniciais este artigo procurou investigar algumas representações e práticas relativas à leitura em sala de aula de uma escola estadual no município de Brasília de Minas; refletir conceitualmente sobre leitura; perceber como em sala de aula os professores promovem práticas de leitura. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa. Para coleta de dados foi utilizada observação em sala de aula; entrevista semi-estrutura. A fundamentação teórica se pautou em: Cagliari (2009), Smith (1999,2003), Solé (1998), Kleiman (2002). Os resultados apontam que os entrevistados sabem da importância da leitura, no entanto, 50% leem esporadicamente livros, revistas. Concluímos que os profissionais da educação devem repensar a importância da leitura para si e para seus educandos, os quais através das práticas orientadas por aqueles terão desta uma perspectiva restrita." "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)" "area_tematica" => "GT 10 - EXPERIENCIAS DE LEITURAS EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES" "palavra_chave" => "LEITURA, REPRESENTAÇÕES, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1865_8d89f4f326ccb25402ca9763d42ae7d8.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:49" "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINE VELOSO CAPANEMA" "autor_nome_curto" => "FRANCINE CAPANEMA" "autor_email" => "francinevelosocap@gmail.c" "autor_ies" => "UNIMONTES - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-fiped" "edicao_nome" => "Anais V FIPED" "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013" "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg" "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }