AVALIAÇÃO DO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE NA DISCIPLINA DE QUÍMICA NAS ESCOLAS DO AGRESTE PERNAMBUCANO
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O Livro Didático (LD) possui um importante papel, no tocante as questões relacionadas à educação no Brasil, seja para estudo e pesquisas dos alunos, como para a elaboração de aulas pelo docente. Diante deste contexto, o presente trabalho tem por objetivo examinar como os conteúdos de EA são trabalhados pelos egressos do curso de Química licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco, campus Agreste e como os LD auxiliam nesse processo. Uma das formas de trabalha a EA é através da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), que vem se destacando por ser uma metodologia eficaz para o ensino de Educação Ambiental, pois permite a contextualização dos conteúdos científicos com o cotidiano do aluno, levando-o ao entendimento dos mesmos. Para isso, foi aplicado um questionário à professores do ensino médio sobre a metodologia utilizada por eles para ensinar Química, e as respostas foram analisadas a partir da analise comparativa destas com as teorias referentes às questões. Foram determinados parâmetros, para avaliar a coerência entre as respostas obtidas e os conteúdos descritos na literatura, e a partir desta comparação foi feita uma discussão sobre as respostas. Os dados indicaram que EA é necessária para a formação dos docentes, pois assim os mesmo serão capazes de contribuir para a formação de um aluno cidadão. A pesquisa permitiu observar que na região do agreste, os docentes trabalham os conteúdos da EA na disciplina de Química, utilizando a abordagem CTSA, onde trabalham conteúdos de Química associados às diversas problemáticas ambientais. Percebeu-se também que os educadores se preocupam em trabalhar a EA nas escolas. Um outro ponto relevante apresentado pelos docentes, é qualidade dos LD, pois em muitos casos, percebeu-se que este não possui linguagem adequada e nem contextualizada sobre os conteúdos de EA, o que em muitos casos não são utilizados como fonte de consulta. Deste modo, percebe-se a necessidade de atualização não somente dos currículos de formação docente, mas também dos livros didáticos que em muitos casos, constitui-se como a única fonte de consulta e pesquisa do docente e do aluno." 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