Este trabalho nasce com o objetivo de compartilhar uma experiência como docente de disciplinas que abordam o envelhecimento humano, oferecida para acadêmicos de Psicologia em uma universidade da serra gaúcha. Diante da dificuldade em encontrar literatura sobre, precisei tatear alguns caminhos, na busca de encontrar possíveis inéditos viáveis, segundo conceito ligado à educação. Este trabalho configura-se como um relato der experiência a partir do emprego da elaboração de crônicas literárias como estratégia avaliativa. A escolha por este formato de escrita se deve ao fato de ser uma escrita aparentemente simples, vinculada à realidade, mas que precisa de uma compreensão teórica para que o estudante dê conta da tarefa, explicitando seu aprendizado. Após ler mais de 80 , assuntos como o processo de envelhecimento, demência de Alzheimer, sexualidade e finitude foram os mais contemplados. Até o momento, o emprego deste instrumento tem se mostrado eficaz para dar pistas seguras da aprendizagem ocorrida. Conseguir escrever de forma aparentemente simples conteúdos densos, exige do acadêmico a apropriação dos conceitos teóricos, bem como a capacidade deles de transpor os conceitos contidos nos materiais científicos para a vida das pessoas. Seguramente outras estratégias metodológicas podem ser utilizadas em sala de aula. O universo acadêmico é extremamente desafiador, pois obriga o docente a se reinventar constantemente.