INTRODUÇÃO: O envelhecimento humano é algo que atravessa todas as culturas e povos e na maior parte das sociedades indígenas a transmissão dos elementos culturais como a mitologia, os rituais e os costumes é feita oralmente e são os idosos que desempenham essa função fundamental para a sobrevivência da cultura. Nesse ponto é pertinente salientar que é comum entre as tribos indígenas brasileiras a prática de ritos de passagem, marcando a transição de um grupo ou individuo de uma situação para outra. Em síntese, na cultura indígena existe uma cooperação do grupo no qual considera o idoso como a pessoa arguta e detentora do saber cultural, sendo aquele que guarda os segredos e artimanhas da tribo. OBJETIVO: Refletir a partir de uma Revisão Sistemática da Literatura sobre a maneira como as publicações científicas enfocam os idosos da cultura indígenas do espaço brasileiro. METODOLOGIA: A reflexão desse preâmbulo constituiu-se, enquanto uma Revisão Sistemática da Literatura como estudo que analisa a produção bibliográfica, fornecendo uma visão geral/relatório do estado da arte sobre um tópico específico. Foram utilizados os seguintes critérios de refinamento, enquanto, escopo da pesquisa: estudos publicados entre 1990 e 2013; apenas em português; exclusão de textos coincidentes e seleção dos textos de interesse. Analisados segundo o autor, ano de publicação, local, período do estudo, grupo alvo e a metodologia adotada. No total foram 10 artigos, apenas 2 atenderam aos critérios citados. Foram então acessados nos bancos de dados da LILACS, BVS, SciELO, PEPSIC, e o Portal .periódicos. CAPES, o acervo dos mesmos, utilizando-se as palavras do descritor no idioma referente (Idosos AND Índio; Idoso AND Indígenas). RESULTADOS: O índio idoso tem o seu lugar na sociedade e não é posto de lado como ocorre em outros grupos sociais. Em um dos artigos selecionados para análise foi feito um estudo sobre as famílias de idosos kaingang, sendo elencadas as relações matrimoniais, com frequentes trocas de parceiros. Foram reforçadas as características já descritas sobre as famílias Kaingang como a patrilinearidade, a matrilocalidade, a uroxilocalidade e a permanência da autonomia da organização familiar diante de outros aspectos da organização sociopolítica daquela comunidade. Um aspecto que dever ser levado em consideração é no sentido de que, os adultos e idosos ao fazerem artesanato, às crianças da tribo ficam ao redor, aprendendo, brincando e trabalhando a taquara. No outro artigo analisado, se visualizou o objetivo de verificar a ocorrência das doenças crônicas e degenerativas em índios adultos e idosos no Sul do Brasil, seguido da caracterização do cuidador familiar indígena. Sendo, portanto digno destacar que o entendimento de cuidado é demonstrado no que se refere a fazer para o outro o que ele não pode fazer por si mesmo, principalmente no que diz respeito aos idosos. CONCLUSÃO: Cumpre destacar ainda que a função social dos idosos junto às tribos indígenas é buscar um envelhecer sadio e repleto de sentido, sendo um momento no qual predomina uma atitude contemplativa com a vida, sem ser algo estático, e sim numa perspectiva reflexiva.