Entre as diversas espécies da Caatinga, várias plantas são notoriamente consideradas como medicamentosas de uso popular, entre elas, destacam-se a aroeira, cujas principais espécies com fins medicinais são: Schinus terebinthifolius Raddi e Myracrodruon urundeuva Allemão, que possuem atividade antiinflamatória, analgésica, antioxidante, antifúngica e antibacteriana, sendo indicada para o tratamento de infecções genitais, como cervicites, corrimentos vaginais e lesões benignas do colo do útero. Entretanto, o uso indiscriminado de plantas com ação antifúngicas e antibacteriana pode resultar em resistência microbiana.
Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo identificar na literatura científica a utilização Schinus terebinthifolius Raddi e Myracrodruon urundeuva Allemão no tratamento de infecções no trato genital feminino.
Trata-se de uma revisão da literatura com abordagem descritiva cuja busca foi efetuada na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO) no mês de agosto de 2017. Para o levantamento dos estudos utilizou-se os seguintes descritores em ciências da saúde: aroeira e infecção, conectados pelo booleano “AND”. Os critérios de inclusão definidos para a seleção dos artigos foram: estudos com texto disponibilizado na íntegra, em português, publicados entre 2000 e 2017, que abordassem uso da Schinus terebinthifolius Raddi e Myracrodruon urundeuva Allemão no tratamento de vulvovaginites. Inicialmente foram localizados 35 artigos, entretanto apenas 05 atendiam a todos os critérios propostos.
Considerando as publicações analisadas conclui-se que os fitoterápicos utilizando as espécies Myracroduon urundeuva Allemão e Schinus terebinthifolius Raddi tiveram ação antifúngica e antibacteriana. Assim, esses resultados indicam que existe a possibilidade de utilizar essas formulações no tratamento de vulvovaginites. Entretanto, seu uso precisa ser avaliado por meio de ensaios clínicos, pois a pesquisa na base de dados revelou maior predominância de artigos que apenas relatam sua aplicação com base no saber popular.