Artigo Anais III CIEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

PERCEPÇÃO DOS IDOSOS A CERCA DO ACOLHIMENTO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Palavra-chaves: IDOSO, ACOLHIMENTO, ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE Tema Livre (TL) Políticas publicas e envelhecimento
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Publicado em 15 de junho de 2013

Resumo

São notórias as mudanças no perfil demográfico brasileiro, onde o número de idosos vem crescendo a cada ano. Diante disto, tem se criado e implantado políticas para resguarda os direitos dessa faixa etária da população, apresentando o acolhimento como ferramenta para reorganizar os serviços, de forma a prestar uma assistência integral com resolutividade e responsabilização, dentro de princípios humanistas. Este estudo teve como objetivo conhecer a percepção dos idosos a respeito do acolhimento recebido em um serviço da Atenção Básica de Saúde. Trata-se de um estudo de campo descritivo com abordagem qualitativa. O estudo ocorreu nas áreas de abrangência da unidade básica de saúde José Leite Rolim do município de Cajazeiras/PB. Participaram da pesquisa 20 idosos cadastrados no programa hiperdia. A entrevista se deu com auxilio de um gravador de voz, sendo realizada no domicilio. Os aspectos éticos foram rigorosamente cumpridos de acordo com a Resolução 196/96 em pesquisas envolvendo seres humanos, aprovado pelo comitê de ética da Universidade Federal de Campina Grande/ Hospital Universitário Alcides Carneiro em 09/11/2011. Os dados foram transcritos e analisado seguindo a proposta do Discurso do Sujeito Coletivo. De acordo com os resultados nota-se que parte dos participantes encontra-se satisfeitos com a forma que é recebida e atendidos na UBS pelos profissionais de saúde, pois demostram ser receptível, ter bom relacionamento com a população criando vínculo, ter preocupação com o estado do paciente, ter paciência na escuta, respeitar e ter responsabilidade. Porém foi visto nas falas atitudes de falta de respeito na recepção e falta de prioridade no atendimento. No que diz respeito à busca de resolutividade, foi percebido que a forma de continuidade do atendimento mais utilizado foi o encaminhamento para outros setores. Observou-se, como ponto negativo, que os problemas de gestão como: a falta de medicamentos, de estrutura, de materiais para realizar exames e falta do profissional médico durante toda a semana na unidade, são dificuldades que interferem diretamente no processo de acolhimento, pois impossibilita a resolutividade da atenção. Conclui-se, de modo geral, que de acordo com os resultados a atenção às necessidades do processo de envelhecimento ainda sofre com inúmeras dificuldades que impossibilita uma assistência digna a pessoa idosa, como prevista pela Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa.

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