O meio ambiente têm enfrentado impactos ambientais provenientes de ações antrópicas e industrialização que tem causado a degradação ambiental e de cursos d’água. Sendo assim, essa pesquisa objetivou avaliar o conhecimento de alunos de uma escola pública no município de Catingueira, Paraíba sobre recursos hídricos e práticas socioambientais desenvolvidas. A pesquisa foi desenvolvida através de aplicação de questionários no ensino médio, totalizando um público amostral de 70 alunos. O questionário foi construído contendo 13 questões discursivas, avaliadas de forma qualitativa, e objetivas. Foi constatado que os alunos, em sua maioria, entendem o significado do termo “recursos hídricos”, mas que não percebem a diferença entre contaminação e poluição da água (52,9%). A maioria (82,8%) nunca participou de atividades sobre preservação da água na escola, mas apresenta atitudes voltadas ao consumo consciente da água no cotidiano, e percebe a importância do recurso para o desenvolvimento econômico da população. Atividades e projetos voltados a temas ambientais são importantes e devem ser inseridos no contexto escolar contribuindo para a formação do aluno. É necessário uma maior articulação da comunidade escolar visando o estabelecimento de metodologias que possam abordar temas relacionados ao meio ambiente em atividades extra classe.