PERCEPÇÃO E PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS SOBRE RECURSOS HÍDRICOS POR ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA INÁCIO DA CATINGUEIRA, CATINGUEIRA, PARAÍBA
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 33728 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 22 "inscrito_id" => 321 "titulo" => "PERCEPÇÃO E PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS SOBRE RECURSOS HÍDRICOS POR ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA INÁCIO DA CATINGUEIRA, CATINGUEIRA, PARAÍBA" "resumo" => "O meio ambiente têm enfrentado impactos ambientais provenientes de ações antrópicas e industrialização que tem causado a degradação ambiental e de cursos d’água. Sendo assim, essa pesquisa objetivou avaliar o conhecimento de alunos de uma escola pública no município de Catingueira, Paraíba sobre recursos hídricos e práticas socioambientais desenvolvidas. A pesquisa foi desenvolvida através de aplicação de questionários no ensino médio, totalizando um público amostral de 70 alunos. O questionário foi construído contendo 13 questões discursivas, avaliadas de forma qualitativa, e objetivas. Foi constatado que os alunos, em sua maioria, entendem o significado do termo “recursos hídricos”, mas que não percebem a diferença entre contaminação e poluição da água (52,9%). A maioria (82,8%) nunca participou de atividades sobre preservação da água na escola, mas apresenta atitudes voltadas ao consumo consciente da água no cotidiano, e percebe a importância do recurso para o desenvolvimento econômico da população. Atividades e projetos voltados a temas ambientais são importantes e devem ser inseridos no contexto escolar contribuindo para a formação do aluno. É necessário uma maior articulação da comunidade escolar visando o estabelecimento de metodologias que possam abordar temas relacionados ao meio ambiente em atividades extra classe." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15 - Interdisciplinaridade e Semiárido" "palavra_chave" => "ÁGUA, MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA15_ID321_24062017181638.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LUCAS OLIVEIRA" "autor_email" => "joselucasoliveira55@gmail" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 33728 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 22 "inscrito_id" => 321 "titulo" => "PERCEPÇÃO E PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS SOBRE RECURSOS HÍDRICOS POR ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA INÁCIO DA CATINGUEIRA, CATINGUEIRA, PARAÍBA" "resumo" => "O meio ambiente têm enfrentado impactos ambientais provenientes de ações antrópicas e industrialização que tem causado a degradação ambiental e de cursos d’água. Sendo assim, essa pesquisa objetivou avaliar o conhecimento de alunos de uma escola pública no município de Catingueira, Paraíba sobre recursos hídricos e práticas socioambientais desenvolvidas. A pesquisa foi desenvolvida através de aplicação de questionários no ensino médio, totalizando um público amostral de 70 alunos. O questionário foi construído contendo 13 questões discursivas, avaliadas de forma qualitativa, e objetivas. Foi constatado que os alunos, em sua maioria, entendem o significado do termo “recursos hídricos”, mas que não percebem a diferença entre contaminação e poluição da água (52,9%). A maioria (82,8%) nunca participou de atividades sobre preservação da água na escola, mas apresenta atitudes voltadas ao consumo consciente da água no cotidiano, e percebe a importância do recurso para o desenvolvimento econômico da população. Atividades e projetos voltados a temas ambientais são importantes e devem ser inseridos no contexto escolar contribuindo para a formação do aluno. É necessário uma maior articulação da comunidade escolar visando o estabelecimento de metodologias que possam abordar temas relacionados ao meio ambiente em atividades extra classe." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15 - Interdisciplinaridade e Semiárido" "palavra_chave" => "ÁGUA, MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA15_ID321_24062017181638.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LUCAS OLIVEIRA" "autor_email" => "joselucasoliveira55@gmail" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }