Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

REPENSANDO A PRÁTICA DA LEITURA: SUPERANDO DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE LEITORES

Palavra-chaves: Leitura, Prática, Formação Comunicação Oral 26 - LEITURA, LETRAMENTO LITERÁRIO E MEMÓRIAS DE LEITURA: POR CONSTRUÇÃO DIALÓGICA
0 of 0
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 336 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 687 "inscrito_id" => 2255 "titulo" => "REPENSANDO A PRÁTICA DA LEITURA: SUPERANDO DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE LEITORES" "resumo" => "O presente artigo é uma proposta a ser desenvolvida no 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Maria das Chagas Candeia, situada na Rua Joaquim Amaro, s/n Bairro Monte Castelo, Patos-PB, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento da aprendizagem da leitura dos alunos através das fábulas e contos. É uma pesquisa de cunho bibliográfico, que se caracteriza por: a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Embora em quase todos os estudos seja exibido algum tipo de trabalho desta natureza, há pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas. (GIL, 1993, p. 65) referencial teórico e fundamentada em vários autores: Ferreiro, Freire, Teberosky, Weisz, Cagliari e Martins. Entre os elementos estudados enfatizamos: os diversos conceitos, a importância, os tipos e níveis de leitura, etc. tentando perceber qual o valor e o espaço dado à leitura pela escola e professores e o que aprendizagem desta pode determinar/definir na vida das crianças. Acreditamos que ao ser alfabetizada, ao aprender a dominar as palavras, ao iniciar um relacionamento com os livros, a criança começa a ser gradativamente introduzida num mundo de oportunidade. Sabemos também da forte influência dos professores na formação de seus alunos e, esta influência, no que diz respeito ao gosto pela leitura, vai depender do grau de afetividade do docente com o hábito de ler. Buscamos, desde já como, previamente explicitado aquecer a comunidade acadêmica em busca de novos caminhos à trilhar em novas metodologias e recursos.O presente artigo é uma proposta a ser desenvolvida no 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Maria das Chagas Candeia, situada na Rua Joaquim Amaro, s/n Bair" "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "26 - LEITURA, LETRAMENTO LITERÁRIO E MEMÓRIAS DE LEITURA: POR CONSTRUÇÃO DIALÓGICA" "palavra_chave" => "Leitura, Prática, Formação" "idioma" => "Português" "arquivo" => "6af269ddb288a51fb8cc31d21c305604_2255.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIA MACEDO DUARTE" "autor_nome_curto" => "KATIA" "autor_email" => "katia.duarte2012@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 336 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 687 "inscrito_id" => 2255 "titulo" => "REPENSANDO A PRÁTICA DA LEITURA: SUPERANDO DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE LEITORES" "resumo" => "O presente artigo é uma proposta a ser desenvolvida no 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Maria das Chagas Candeia, situada na Rua Joaquim Amaro, s/n Bairro Monte Castelo, Patos-PB, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento da aprendizagem da leitura dos alunos através das fábulas e contos. É uma pesquisa de cunho bibliográfico, que se caracteriza por: a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Embora em quase todos os estudos seja exibido algum tipo de trabalho desta natureza, há pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas. (GIL, 1993, p. 65) referencial teórico e fundamentada em vários autores: Ferreiro, Freire, Teberosky, Weisz, Cagliari e Martins. Entre os elementos estudados enfatizamos: os diversos conceitos, a importância, os tipos e níveis de leitura, etc. tentando perceber qual o valor e o espaço dado à leitura pela escola e professores e o que aprendizagem desta pode determinar/definir na vida das crianças. Acreditamos que ao ser alfabetizada, ao aprender a dominar as palavras, ao iniciar um relacionamento com os livros, a criança começa a ser gradativamente introduzida num mundo de oportunidade. Sabemos também da forte influência dos professores na formação de seus alunos e, esta influência, no que diz respeito ao gosto pela leitura, vai depender do grau de afetividade do docente com o hábito de ler. Buscamos, desde já como, previamente explicitado aquecer a comunidade acadêmica em busca de novos caminhos à trilhar em novas metodologias e recursos.O presente artigo é uma proposta a ser desenvolvida no 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Maria das Chagas Candeia, situada na Rua Joaquim Amaro, s/n Bair" "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "26 - LEITURA, LETRAMENTO LITERÁRIO E MEMÓRIAS DE LEITURA: POR CONSTRUÇÃO DIALÓGICA" "palavra_chave" => "Leitura, Prática, Formação" "idioma" => "Português" "arquivo" => "6af269ddb288a51fb8cc31d21c305604_2255.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIA MACEDO DUARTE" "autor_nome_curto" => "KATIA" "autor_email" => "katia.duarte2012@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

O presente artigo é uma proposta a ser desenvolvida no 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Maria das Chagas Candeia, situada na Rua Joaquim Amaro, s/n Bairro Monte Castelo, Patos-PB, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento da aprendizagem da leitura dos alunos através das fábulas e contos. É uma pesquisa de cunho bibliográfico, que se caracteriza por: a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Embora em quase todos os estudos seja exibido algum tipo de trabalho desta natureza, há pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas. (GIL, 1993, p. 65) referencial teórico e fundamentada em vários autores: Ferreiro, Freire, Teberosky, Weisz, Cagliari e Martins. Entre os elementos estudados enfatizamos: os diversos conceitos, a importância, os tipos e níveis de leitura, etc. tentando perceber qual o valor e o espaço dado à leitura pela escola e professores e o que aprendizagem desta pode determinar/definir na vida das crianças. Acreditamos que ao ser alfabetizada, ao aprender a dominar as palavras, ao iniciar um relacionamento com os livros, a criança começa a ser gradativamente introduzida num mundo de oportunidade. Sabemos também da forte influência dos professores na formação de seus alunos e, esta influência, no que diz respeito ao gosto pela leitura, vai depender do grau de afetividade do docente com o hábito de ler. Buscamos, desde já como, previamente explicitado aquecer a comunidade acadêmica em busca de novos caminhos à trilhar em novas metodologias e recursos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.