INTRODUÇÃO: Essa pesquisa reflete a formação do professor de história e tem como preocupação principal o tipo de educador que está sendo formado no Curso de Licenciatura em História do CFP/UFCG. Problematiza até que ponto a formação de professores é permeada pela indissociabilidade entre produção e socialização do conhecimento histórico com o objetivo de refletir sobre a relação teoria/prática, considerando a história produzida/ensinada e os tipos de concepções e de significados do ensino de História que têm sido referendados pelo novo PPC (2009) do referido Curso. METODOLOGIA: A pesquisa vem sendo realizada em três etapas, sendo esta a segunda. É de natureza qualitativa, por meio de análise documental (PPC – Ementas, Objetivos e Referências propostas para as disciplinas e Planos de Curso) e bibliográfica, tendo como fundamento analítico a análise de discurso. RESULTADOS: O modelo curricular analisado contempla o domínio de saberes específicos do campo da História, bem como é acompanhado de discussões e reflexões embasadas em propostas teórico-metodológicas que contribuem para a formação de profissional pensante e crítico. CONCLUSÃO: concluímos queos discursos que permeiam o PPC do curso de Licenciatura em História apontam para interatividade entre as múltiplas Sub-Áreas, para a articulação entre teoria e prática e a formação de professores pesquisadores.