EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA VISÃO DOS DOCENTES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL II DO MUNICÍPIO DE DONA INÊS – PB.
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 33423 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 925 "inscrito_id" => 1353 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA VISÃO DOS DOCENTES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL II DO MUNICÍPIO DE DONA INÊS – PB." "resumo" => "A crise ambiental que assola nosso Planeta nos coloca diante de uma problemática sem precedentes, cujas consequências repercutem nas esferas sociais e ambientais, chamando a atenção da população planetária para a construção de novos paradigmas, desconstruindo a visão antropocentrista que utiliza dos recursos naturais com muita voracidade. As sociedades pós- modernas precisam de uma educação que insira no seu contexto não só a informação, mas que vivencie no espaço escolar e fora dele um comportamento ético de convívio sustentável. Para a sustentabilidade do Planeta e de todas as formas de vidas, agindo localmente e pensando globalmente, foi investigado se em duas escolas de ensino fundamental II no município de Dona Inês/PB, a Educação Ambiental e sua contribuição para com a conservação da escola e seu entorno, dentro de uma perspectiva da sustentabilidade. Nesse sentido, observou-se ao longo da pesquisa que os docentes das escolas não demonstravam segurança com relação à Educação Ambiental e que essa dimensão, encontra-se infimamente inserida no cotidiano escolar, estando distante de uma perspectiva interdisciplinar, no qual o debate está, quando muito, atrelado a uma visão ambientalista, discutindo temas, tais como: resíduos sólidos, clima, desmatamento e cuidados com o estabelecimento de ensino. O que vem a demonstrar que os docentes, quando tratam das questões ambientais no âmbito da escola, automaticamente transferem para as seguintes disciplinas: Ciências, Biologia e Geografia, deixando de abordar temas voltados para a valoração do humano, sua cultura, as etnias em extinção, entre outros. Analisa que a educação ambiental brasileira é uma das mais avançadas do mundo, mas, ela é melhor vivenciada fora das escolas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15 - Interdisciplinaridade e Semiárido" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE, INTERDISCIPLINARIDADE, SUSTENTABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA15_ID1353_17102017212057.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANO FERREIRA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "MARIANO" "autor_email" => "marianocordel@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS (FIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 33423 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 925 "inscrito_id" => 1353 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA VISÃO DOS DOCENTES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL II DO MUNICÍPIO DE DONA INÊS – PB." "resumo" => "A crise ambiental que assola nosso Planeta nos coloca diante de uma problemática sem precedentes, cujas consequências repercutem nas esferas sociais e ambientais, chamando a atenção da população planetária para a construção de novos paradigmas, desconstruindo a visão antropocentrista que utiliza dos recursos naturais com muita voracidade. As sociedades pós- modernas precisam de uma educação que insira no seu contexto não só a informação, mas que vivencie no espaço escolar e fora dele um comportamento ético de convívio sustentável. Para a sustentabilidade do Planeta e de todas as formas de vidas, agindo localmente e pensando globalmente, foi investigado se em duas escolas de ensino fundamental II no município de Dona Inês/PB, a Educação Ambiental e sua contribuição para com a conservação da escola e seu entorno, dentro de uma perspectiva da sustentabilidade. Nesse sentido, observou-se ao longo da pesquisa que os docentes das escolas não demonstravam segurança com relação à Educação Ambiental e que essa dimensão, encontra-se infimamente inserida no cotidiano escolar, estando distante de uma perspectiva interdisciplinar, no qual o debate está, quando muito, atrelado a uma visão ambientalista, discutindo temas, tais como: resíduos sólidos, clima, desmatamento e cuidados com o estabelecimento de ensino. O que vem a demonstrar que os docentes, quando tratam das questões ambientais no âmbito da escola, automaticamente transferem para as seguintes disciplinas: Ciências, Biologia e Geografia, deixando de abordar temas voltados para a valoração do humano, sua cultura, as etnias em extinção, entre outros. Analisa que a educação ambiental brasileira é uma das mais avançadas do mundo, mas, ela é melhor vivenciada fora das escolas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15 - Interdisciplinaridade e Semiárido" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE, INTERDISCIPLINARIDADE, SUSTENTABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA15_ID1353_17102017212057.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANO FERREIRA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "MARIANO" "autor_email" => "marianocordel@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS (FIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }