EDUCAÇÃO AMBIENTAL LÚDICA COMO FERRAMENTA DE SUPORTE AO PROCESSO DE ENGAJAMENTO E MODIFICAÇÃO SOCIAL
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 33422 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 475 "inscrito_id" => 659 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL LÚDICA COMO FERRAMENTA DE SUPORTE AO PROCESSO DE ENGAJAMENTO E MODIFICAÇÃO SOCIAL" "resumo" => "O crescimento desenfreado da população provoca o aumento desordenado da economia mundial e, consequentemente o aumento da exploração dos recursos naturais. Dessa forma, a preocupação em conservar o meio ambiente para as futuras gerações torna-se imprescindível. A educação Ambiental aplicado na escola, torna-se uma ferramenta ideal para estabelecer relações de sabedoria, atitudes e competências voltadas para a formação dos alunos a terem condutas e responsabilidades de um cidadão ecologicamente correto. O objetivo desse trabalho foi trabalhar o tema Educação Ambiental com jovens do 7º ano do ensino fundamental, de faixa etária entre 11 e 13 anos realizado durante o mês de maio de 2016, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Decisão, localizada no município de Pombal, buscando despertar o interesse dos mesmos realizando questionamentos de forma didática acerca dos problemas ambientais atuais. Nesse contexto, foi possível observar a falta de capacitação por parte do corpo docente, o que implica na carência de conhecimento dos alunos sobre o tema, uma vez que, o mesmo também não era tratado como devido no ambiente familiar. No espaço de estudo do presente artigo, pôde-se verificar que a disciplina educação ambiental era inexistente na grade curricular de todas as séries da escola. Além disso, a gravidade de infraestrutura em que a escola se encontra, torna-se difícil a realização de atividades voltadas ao conteúdo do tema e notoriamente a aprendizagem dos alunos. Apesar da precariedade escolar presente, os alunos apresentaram bom discernimento quanto as questões apresentadas e debatidas em sala de aula." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 07 - Educação e comunicação no Semiárido" "palavra_chave" => "MEIO AMIENTE, ESCOLA, EXTENSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD4_SA7_ID659_02102017193558.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IURI SOUZA DE JESUS" "autor_nome_curto" => "IURI SOUZA " "autor_email" => "moixaiuri@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 33422 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 475 "inscrito_id" => 659 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL LÚDICA COMO FERRAMENTA DE SUPORTE AO PROCESSO DE ENGAJAMENTO E MODIFICAÇÃO SOCIAL" "resumo" => "O crescimento desenfreado da população provoca o aumento desordenado da economia mundial e, consequentemente o aumento da exploração dos recursos naturais. Dessa forma, a preocupação em conservar o meio ambiente para as futuras gerações torna-se imprescindível. A educação Ambiental aplicado na escola, torna-se uma ferramenta ideal para estabelecer relações de sabedoria, atitudes e competências voltadas para a formação dos alunos a terem condutas e responsabilidades de um cidadão ecologicamente correto. O objetivo desse trabalho foi trabalhar o tema Educação Ambiental com jovens do 7º ano do ensino fundamental, de faixa etária entre 11 e 13 anos realizado durante o mês de maio de 2016, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Decisão, localizada no município de Pombal, buscando despertar o interesse dos mesmos realizando questionamentos de forma didática acerca dos problemas ambientais atuais. Nesse contexto, foi possível observar a falta de capacitação por parte do corpo docente, o que implica na carência de conhecimento dos alunos sobre o tema, uma vez que, o mesmo também não era tratado como devido no ambiente familiar. No espaço de estudo do presente artigo, pôde-se verificar que a disciplina educação ambiental era inexistente na grade curricular de todas as séries da escola. Além disso, a gravidade de infraestrutura em que a escola se encontra, torna-se difícil a realização de atividades voltadas ao conteúdo do tema e notoriamente a aprendizagem dos alunos. Apesar da precariedade escolar presente, os alunos apresentaram bom discernimento quanto as questões apresentadas e debatidas em sala de aula." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 07 - Educação e comunicação no Semiárido" "palavra_chave" => "MEIO AMIENTE, ESCOLA, EXTENSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD4_SA7_ID659_02102017193558.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IURI SOUZA DE JESUS" "autor_nome_curto" => "IURI SOUZA " "autor_email" => "moixaiuri@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }