Devido às características climáticas, ações antrópicas, e crescente demanda de recursos hídricos, as populações de regiões áridas e semiáridas tem cada vez menos acesso a água de qualidade. Nesse sentido a educação ambiental assume importante função devido seu papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem. O emprego de ferramentas participativas associada a educação ambiental permite conhecer muitos problemas ambientais, uma vez que possibilita a participação dos atores sociais na identificação desses problemas. Este trabalho tem o objetivo de registrar as formas de tratamento de água indicadas por estudantes do ensino fundamental I da zona rural da Paraíba, por meio da aplicação da técnica ‘Tempestade de ideias’. Realizamos uma pesquisa descritiva e interventiva, efetuada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tércio Caldeira, localizada na zona rural do município de Monteiro, estado da Paraíba. Os resultados mostram que os principais métodos de tratamento de água citados pelos estudantes foram a filtração, o uso de cloro, a fervura da água, o ato de ‘coar’ (filtrar) a água através de tecido, e deixar a água ‘assentar’ (decantar). Alguns estudantes mencionaram que em suas residências há o consumo de água in natura, sem tratamento. Concluímos que muitas famílias não apresentam técnicas adequadas de tratamento de água, muitas vezes consumindo água sem nenhum tratamento. A técnica ‘Tempestade de ideias’ se mostrou como um método satisfatório para instigar a participação dos estudantes na discussão da temática e investigar os seus conhecimentos em relação às formas de tratamento de água.