CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA PROBLEMÁTICA HÍDRICA: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ESCOLA DA ZONA RURAL
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 33274 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 273 "inscrito_id" => 415 "titulo" => "CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA PROBLEMÁTICA HÍDRICA: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ESCOLA DA ZONA RURAL" "resumo" => """ Diante do panorama de escassez hídrica na região semiárida brasileira, a gestão integrada dos recursos hídricos se torna uma ferramenta essencial. Neste contexto, a educação ambiental busca viabilizar soluções através da participação dos atores sociais no processo de gerenciamento dos recursos hídricos, trazendo a responsabilidade para sociedade, informando-a sobre o que ocorre no meio ambiente e buscando influenciar mudanças de atitudes frente aos recursos hídricos. O presente estudo teve o objetivo de avaliar a percepção de estudantes da zona rural sobre as causas e consequências da escassez hídrica. Para isso, foi aplicada a técnica da Árvore Causa-Efeito-\r\n Consequência com 40 estudantes do ensino fundamental de uma escola no município de Monteiro-PB, Brasil. Os estudantes foram capazes de elencar causas para a escassez hídrica, tais como desperdício e falta chuva. Também indicaram consequências, como a falta de alimento para as pessoas e animais e morte dos seres vivos. Um dado importante é que as causas e consequências relacionadas a problemática escassez hídrica são específicas do contexto local, informação importante para a gestão integrada dos recursos hídricos. Concluímos que a aplicação de técnicas participativas em conjunto com a educação ambiental são de fundamental importância para promover a sensibilização para conservação dos recursos naturais, principalmente quando consideramos as crianças, pois estas representam o futuro do planeta e necessitam de formação consciente e contextualizada. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 05 - Águas do semiárido: recurso e bem de uso comum" "palavra_chave" => "RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL, GESTÃO PARTICIPATIVA, RECURSOS HÍDRICOS, SEMIÁRIDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA5_ID415_01102017210035.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIELY FERREIRA PAIVA" "autor_nome_curto" => "FRANCIELY PAIVA" "autor_email" => "franciely0903@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 33274 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 273 "inscrito_id" => 415 "titulo" => "CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA PROBLEMÁTICA HÍDRICA: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ESCOLA DA ZONA RURAL" "resumo" => """ Diante do panorama de escassez hídrica na região semiárida brasileira, a gestão integrada dos recursos hídricos se torna uma ferramenta essencial. Neste contexto, a educação ambiental busca viabilizar soluções através da participação dos atores sociais no processo de gerenciamento dos recursos hídricos, trazendo a responsabilidade para sociedade, informando-a sobre o que ocorre no meio ambiente e buscando influenciar mudanças de atitudes frente aos recursos hídricos. O presente estudo teve o objetivo de avaliar a percepção de estudantes da zona rural sobre as causas e consequências da escassez hídrica. Para isso, foi aplicada a técnica da Árvore Causa-Efeito-\r\n Consequência com 40 estudantes do ensino fundamental de uma escola no município de Monteiro-PB, Brasil. Os estudantes foram capazes de elencar causas para a escassez hídrica, tais como desperdício e falta chuva. Também indicaram consequências, como a falta de alimento para as pessoas e animais e morte dos seres vivos. Um dado importante é que as causas e consequências relacionadas a problemática escassez hídrica são específicas do contexto local, informação importante para a gestão integrada dos recursos hídricos. Concluímos que a aplicação de técnicas participativas em conjunto com a educação ambiental são de fundamental importância para promover a sensibilização para conservação dos recursos naturais, principalmente quando consideramos as crianças, pois estas representam o futuro do planeta e necessitam de formação consciente e contextualizada. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 05 - Águas do semiárido: recurso e bem de uso comum" "palavra_chave" => "RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL, GESTÃO PARTICIPATIVA, RECURSOS HÍDRICOS, SEMIÁRIDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA5_ID415_01102017210035.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIELY FERREIRA PAIVA" "autor_nome_curto" => "FRANCIELY PAIVA" "autor_email" => "franciely0903@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }