Artigo Anais II CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA PROBLEMÁTICA HÍDRICA: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ESCOLA DA ZONA RURAL

Palavra-chaves: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL, GESTÃO PARTICIPATIVA, RECURSOS HÍDRICOS, SEMIÁRIDO Comunicação Oral (CO) AT 05 - Águas do semiárido: recurso e bem de uso comum
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      Diante do panorama de escassez hídrica na região semiárida brasileira, a gestão integrada dos recursos hídricos se torna uma ferramenta essencial. Neste contexto, a educação ambiental busca viabilizar soluções através da participação dos atores sociais no processo de gerenciamento dos recursos hídricos, trazendo a responsabilidade para sociedade, informando-a sobre o que ocorre no meio ambiente e buscando influenciar mudanças de atitudes frente aos recursos hídricos. O presente estudo teve o objetivo de avaliar a percepção de estudantes da zona rural sobre as causas e consequências da escassez hídrica. Para isso, foi aplicada a técnica da Árvore Causa-Efeito-\r\n
      Consequência com 40 estudantes do ensino fundamental de uma escola no município de Monteiro-PB, Brasil. Os estudantes foram capazes de elencar causas para a escassez hídrica, tais como desperdício e falta chuva. Também indicaram consequências, como a falta de alimento para as pessoas e animais e morte dos seres vivos. Um dado importante é que as causas e consequências relacionadas a problemática escassez hídrica são específicas do contexto local, informação importante para a gestão integrada dos recursos hídricos. Concluímos que a aplicação de técnicas participativas em conjunto com a educação ambiental são de fundamental importância para promover a sensibilização para conservação dos recursos naturais, principalmente quando consideramos as crianças, pois estas representam o futuro do planeta e necessitam de formação consciente e contextualizada.
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      Consequência com 40 estudantes do ensino fundamental de uma escola no município de Monteiro-PB, Brasil. Os estudantes foram capazes de elencar causas para a escassez hídrica, tais como desperdício e falta chuva. Também indicaram consequências, como a falta de alimento para as pessoas e animais e morte dos seres vivos. Um dado importante é que as causas e consequências relacionadas a problemática escassez hídrica são específicas do contexto local, informação importante para a gestão integrada dos recursos hídricos. Concluímos que a aplicação de técnicas participativas em conjunto com a educação ambiental são de fundamental importância para promover a sensibilização para conservação dos recursos naturais, principalmente quando consideramos as crianças, pois estas representam o futuro do planeta e necessitam de formação consciente e contextualizada.
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Publicado em 18 de dezembro de 2017

Resumo

Diante do panorama de escassez hídrica na região semiárida brasileira, a gestão integrada dos recursos hídricos se torna uma ferramenta essencial. Neste contexto, a educação ambiental busca viabilizar soluções através da participação dos atores sociais no processo de gerenciamento dos recursos hídricos, trazendo a responsabilidade para sociedade, informando-a sobre o que ocorre no meio ambiente e buscando influenciar mudanças de atitudes frente aos recursos hídricos. O presente estudo teve o objetivo de avaliar a percepção de estudantes da zona rural sobre as causas e consequências da escassez hídrica. Para isso, foi aplicada a técnica da Árvore Causa-Efeito- Consequência com 40 estudantes do ensino fundamental de uma escola no município de Monteiro-PB, Brasil. Os estudantes foram capazes de elencar causas para a escassez hídrica, tais como desperdício e falta chuva. Também indicaram consequências, como a falta de alimento para as pessoas e animais e morte dos seres vivos. Um dado importante é que as causas e consequências relacionadas a problemática escassez hídrica são específicas do contexto local, informação importante para a gestão integrada dos recursos hídricos. Concluímos que a aplicação de técnicas participativas em conjunto com a educação ambiental são de fundamental importância para promover a sensibilização para conservação dos recursos naturais, principalmente quando consideramos as crianças, pois estas representam o futuro do planeta e necessitam de formação consciente e contextualizada.

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