AS TIC’S COMO PROPOSTA DE INOVAÇÃO DO CONHECIMENTO NA AGRICULTURA FAMILIAR DO SEMIÁRIDO POTIGUAR BRASILEIRO
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 33164 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 875 "inscrito_id" => 1957 "titulo" => "AS TIC’S COMO PROPOSTA DE INOVAÇÃO DO CONHECIMENTO NA AGRICULTURA FAMILIAR DO SEMIÁRIDO POTIGUAR BRASILEIRO" "resumo" => "Atualmente, observar-se um fortalecimento da relação entre o poder público e sociedade civil organizada, no que diz respeito à implantação de políticas públicas para o contexto rural. Considerando essa realidade no contexto do semiárido potiguar brasileiro, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) vem implantando a cultura digital, através do Programa "Estruturação de Telecentros e Casas Digitais e Formação de Multiplicadores em Comunidades Rurais de Municípios do Semiárido Potiguar - Semiárido Digital", em diferentes municípios do Estado do Rio Grande do Norte: Angicos, Apodi, Caraúbas, Fernando Pedroza, Janduís e Mossoró. A finalidade do Programa é desenvolver a cultura digital no âmbito de comunidades rurais e urbanas desses municípios por meio da reestruturação dos Telecentros e Casas Digitais disponíveis nas comunidades. Também, propõe a oferta de cursos básicos de informática, cursos à distância de formação, além de formar multiplicadores do conhecimento. Dessa maneira, o artigo em questão, tem como objetivo apresentar os principais resultados alcançados através das etapas já realizadas pelo “Semiárido Digital”. Ações como manutenção e instalação dos equipamentos de informática, softwares e internet, já foram realizadas nos municípios de Janduís (4 telecentros), Mossoró (1), Apodi (3), Fernando Pedroza (2) e Angicos (2). Os cursos de Informática Básica e o de Introdução a Educação à Distância e ao ambiente Moodle, já foram realizados nos telecentros presentes no município de Janduís. Dessa forma, um total de 46 alunos foram contemplados com o Curso de Informática e o de Introdução a Ead e ao Ambiente Moodle, sendo 18 concluintes da comunidade de Setubal, 11 de Pacuti e 16 da Associação Santa Teresinha. Estão em curso as aulas de informática no município de Angicos e Fernando Pedroza, Mossoró (Maísa) e também em Janduís, capacitando novas pessoas. As diferentes estratégias de inovações permitidas pelas TICs foram pensadas mediante o contexto e necessidades do local. Desse modo, surgem como possibilidade de fortalecer a vivência das pessoas na própria comunidade, seja através da formação presencial e/ou à distância, proporcionando a possibilidade de otimização das suas atividades produtivas e da valorização do local, através da inclusão digital e social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Produção do conhecimento: Para quê e para quem" "palavra_chave" => "TIC'S, SEMIÁRIDO DIGITAL, AGRICULTURA FAMILIAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA1_ID1957_16102017143906.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ZILDENICE MATIAS GUEDES MAIA" "autor_nome_curto" => "ZILDENICE" "autor_email" => "zildenice@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 33164 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 875 "inscrito_id" => 1957 "titulo" => "AS TIC’S COMO PROPOSTA DE INOVAÇÃO DO CONHECIMENTO NA AGRICULTURA FAMILIAR DO SEMIÁRIDO POTIGUAR BRASILEIRO" "resumo" => "Atualmente, observar-se um fortalecimento da relação entre o poder público e sociedade civil organizada, no que diz respeito à implantação de políticas públicas para o contexto rural. Considerando essa realidade no contexto do semiárido potiguar brasileiro, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) vem implantando a cultura digital, através do Programa "Estruturação de Telecentros e Casas Digitais e Formação de Multiplicadores em Comunidades Rurais de Municípios do Semiárido Potiguar - Semiárido Digital", em diferentes municípios do Estado do Rio Grande do Norte: Angicos, Apodi, Caraúbas, Fernando Pedroza, Janduís e Mossoró. A finalidade do Programa é desenvolver a cultura digital no âmbito de comunidades rurais e urbanas desses municípios por meio da reestruturação dos Telecentros e Casas Digitais disponíveis nas comunidades. Também, propõe a oferta de cursos básicos de informática, cursos à distância de formação, além de formar multiplicadores do conhecimento. Dessa maneira, o artigo em questão, tem como objetivo apresentar os principais resultados alcançados através das etapas já realizadas pelo “Semiárido Digital”. Ações como manutenção e instalação dos equipamentos de informática, softwares e internet, já foram realizadas nos municípios de Janduís (4 telecentros), Mossoró (1), Apodi (3), Fernando Pedroza (2) e Angicos (2). Os cursos de Informática Básica e o de Introdução a Educação à Distância e ao ambiente Moodle, já foram realizados nos telecentros presentes no município de Janduís. Dessa forma, um total de 46 alunos foram contemplados com o Curso de Informática e o de Introdução a Ead e ao Ambiente Moodle, sendo 18 concluintes da comunidade de Setubal, 11 de Pacuti e 16 da Associação Santa Teresinha. Estão em curso as aulas de informática no município de Angicos e Fernando Pedroza, Mossoró (Maísa) e também em Janduís, capacitando novas pessoas. As diferentes estratégias de inovações permitidas pelas TICs foram pensadas mediante o contexto e necessidades do local. Desse modo, surgem como possibilidade de fortalecer a vivência das pessoas na própria comunidade, seja através da formação presencial e/ou à distância, proporcionando a possibilidade de otimização das suas atividades produtivas e da valorização do local, através da inclusão digital e social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Produção do conhecimento: Para quê e para quem" "palavra_chave" => "TIC'S, SEMIÁRIDO DIGITAL, AGRICULTURA FAMILIAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA1_ID1957_16102017143906.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ZILDENICE MATIAS GUEDES MAIA" "autor_nome_curto" => "ZILDENICE" "autor_email" => "zildenice@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }