Atualmente, observar-se um fortalecimento da relação entre o poder público e sociedade civil organizada, no que diz respeito à implantação de políticas públicas para o contexto rural. Considerando essa realidade no contexto do semiárido potiguar brasileiro, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) vem implantando a cultura digital, através do Programa "Estruturação de Telecentros e Casas Digitais e Formação de Multiplicadores em Comunidades Rurais de Municípios do Semiárido Potiguar - Semiárido Digital", em diferentes municípios do Estado do Rio Grande do Norte: Angicos, Apodi, Caraúbas, Fernando Pedroza, Janduís e Mossoró. A finalidade do Programa é desenvolver a cultura digital no âmbito de comunidades rurais e urbanas desses municípios por meio da reestruturação dos Telecentros e Casas Digitais disponíveis nas comunidades. Também, propõe a oferta de cursos básicos de informática, cursos à distância de formação, além de formar multiplicadores do conhecimento. Dessa maneira, o artigo em questão, tem como objetivo apresentar os principais resultados alcançados através das etapas já realizadas pelo “Semiárido Digital”. Ações como manutenção e instalação dos equipamentos de informática, softwares e internet, já foram realizadas nos municípios de Janduís (4 telecentros), Mossoró (1), Apodi (3), Fernando Pedroza (2) e Angicos (2). Os cursos de Informática Básica e o de Introdução a Educação à Distância e ao ambiente Moodle, já foram realizados nos telecentros presentes no município de Janduís. Dessa forma, um total de 46 alunos foram contemplados com o Curso de Informática e o de Introdução a Ead e ao Ambiente Moodle, sendo 18 concluintes da comunidade de Setubal, 11 de Pacuti e 16 da Associação Santa Teresinha. Estão em curso as aulas de informática no município de Angicos e Fernando Pedroza, Mossoró (Maísa) e também em Janduís, capacitando novas pessoas. As diferentes estratégias de inovações permitidas pelas TICs foram pensadas mediante o contexto e necessidades do local. Desse modo, surgem como possibilidade de fortalecer a vivência das pessoas na própria comunidade, seja através da formação presencial e/ou à distância, proporcionando a possibilidade de otimização das suas atividades produtivas e da valorização do local, através da inclusão digital e social.