É através da agroecologia que podemos legitimar o desenvolvimento sustentável, buscando uma harmonia entre as diversas dimensões da sustentabilidade, desta forma a agroecologia é considerada um sistema que está além de princípios práticos, trazendo uma evolução que aponta um vínculo fundamental entre o solo, a planta, o animal e o homem. O objetivo do trabalho foi verificar a percepção sobre o tema Agroecologia e Sustentabilidade de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Olímpia Souto, em Esperança-PB, através da aplicação de um questionário com questões de múltipla escolha contendo respostas corretas e incorretas, que foram respondidas por 57 alunos do ensino fundamental II. Diante da pesquisa elaborada, a escola poderia através de práticas agroecológicas propor uma reflexão e elaboração de estratégias para mudanças de hábitos e atitudes danosas ao meio ambiente tendo em vista que as catástrofes ambientais promovidas pelas ações do homem vêm colocando o futuro do planeta em risco. Deve-se elaborar projetos de sustentabilidade contextualizando com as práticas produtivas e culturais, que tenha como objetivo valorizar o cuidado com o meio ambiente e práticas sustentáveis. Os resultados obtidos demonstraram que os jovens podem ser vistos como transformadores do meio social e ambiental em que estão inseridos, sendo importantes agentes de transformação da realidade, permitindo a mudança de paradigmas em suas comunidades. Assim, é importante a articulação de ações educativas voltadas para a preservação do meio ambiente e a escola é o espaço mais indicado e privilegiado para implementação dessas atividades, pois é na escola o principal núcleo de difusão de conhecimento.