Vários são os desafios presentes nas escolas públicas do semiárido brasileiro, como a falta de uma infraestrutura de qualidade, onde a maioria destas não dispõe de todos os espaços físicos necessários ao bom funcionamento de uma Instituição de ensino. Nessa perspectiva, o estudo proposto teve como objetivo observar como uma infraestrutura de qualidade pode influenciar diretamente na aprendizagem e formação dos estudantes, tendo em vista, que um ambiente propicio faz com que estes se sintam mais motivados e encorajados em aprender. O trabalho trata-se de uma pesquisa realizada por estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande – CFP/UFCG. A pesquisa, conduzida durante o curso de um dos estágios supervisionados, é do tipo aplicada e de caráter qualitativo, tendo a coleta de dados sido feita por meio de investigações observacionais e aplicação de questionário respondido pela Gestora da referida escola. Os resultados apontam que a escola apresenta uma área construída de 1. 967,20 m², e 12. 408. 40 m² de área livre, localizada na zona urbana é uma escola de médio porte, oferece os Níveis e modalidades de Ensino: Ensino Fundamental I, II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. É composta por aproximadamente 632 alunos, distribuídos em várias turmas, divididas entre manhã, tarde e noite. É constituída por doze salas de aula com boa iluminação, sala de vídeo, laboratório de ciências, sala de estudos e planejamento, quadra de esportes, cozinha, almoxarifado, sala de professores, laboratório de informática, cantina, sala de supervisão, biblioteca, bebedouros, banheiros, laboratório de robótica e de matemática. Possui abastecimento de água proveniente da CAJEPA, no entanto, costuma faltar água na escola, contém um bom fornecimento de energia com excelente qualidade, presença de saneamento básico, com banheiros em boas condições. O ambiente escolar é murado para garantir maior segurança, entretanto, a escola está precisando ser reformada. Acreditamos que um olhar mais atento ao espaço físico da escola, pode trazer uma melhoria expressiva na aprendizagem dos alunos, um ambiente bem estruturado com uma aparência agradável e uma boa infraestrutura pode desperta-los o desejo pela aprendizagem.