A região semiárida expõe características marcantes, a caatinga, bioma exclusivamente brasileiro apresenta uma vasta variedade de espécies endêmicas e compõe a maior parte do território com extensão de 850.000 km². Ao contrário do que muitos pensam, a caatinga não é um bioma pobre, possui a maior diversidade em fauna e flora do mundo. Dados apontam, que o grande problema deste bioma está na falta de informações, o que acaba gerando uma visão equivocada e muito mal vista pela sociedade. Diante da carência de conhecimento, é necessário promover medidas que possibilitem o acesso a informação, e assim quebrar com o paradigma de que a caatinga é um bioma inviável, feio e improdutivo.
Este trabalho objetivou analisar o conhecimento de alunos do ensino fundamental, sobre o bioma Caatinga e sua importância. O estudo foi realizado na escola municipal Maria rosa da conceição, na zona rural do município de Tavares Paraíba, e contou com a participação de 60 alunos na faixa etária entre 13 e 15 anos. Para a coleta de dados, utilizou-se um relatório de observação não participante, um questionário semiestruturado com perguntas subjetivas sobre o assunto proposto, além de visitas in loco. Os dados revelaram que 35% dos estudantes reconhecem, geograficamente, a localização do bioma Caatinga, mas não sabem reconhecer o valor da diversidade vegetacional para a região, muitos transcreveram informações equivocadas sobre o bioma, (41,7%), e 23,3% demonstraram reconhecer melhor a diversidade de espécies, já que possuem um contato mais direto com alguns animais. Os alunos reconheceram a necessidade de medidas conservativas e de proteção ao bioma. Assim, diante desses resultados se faz necessário a prática de uma educação contextualizada, que leve o contexto da vida dos alunos, das plantas da Caatinga, das espécies, para dentro das salas de aula, proporcionando um aprimoramento do conhecimento.