Artigo Anais II CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS – PB

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE, SEMIÁRIDO Comunicação Oral (CO) AT 01 - Produção do conhecimento: Para quê e para quem
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 33720
    "edicao_id" => 75
    "trabalho_id" => 278
    "inscrito_id" => 252
    "titulo" => "PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS – PB"
    "resumo" => "Considerando que a relação que o ser humano estabelece com o meio ambiente acarreta nas diferentes formas de impactos ambientais, essa pesquisa tem por finalidade conhecer como os alunos do Ensino Médio de uma escola Estadual, localizada no município de Cajazeiras, percebem o Meio Ambiente e a Educação Ambiental. Assim, sob o ponto de vista da abordagem do problema utilizou-se o método Quali-Quantitativo e para coleta dos dados aplicou-se um questionário semiestruturado a trinta estudantes. Os Resultados obtidos mostraram que os participantes da pesquisa percebem o Meio Ambiente dissociando o ser humano da natureza. Já em relação à Educação Ambiental a maioria dos entrevistados a associam categoria generalista, enquanto a categoria desenvolvimento sustentável e sensibilização tiveram menos interesse. Em relação aos problemas socioambientais enfrentados na região onde residem prevaleceu problemas ambientais de maiores visualizações na realidade local. Por fim, metade dos entrevistados disseram já ter participado de alguma atividade relacionada com a Educação Ambiental e cerca de 63,3% dos alunos entrevistados afirmaram interesse para assuntos que envolvam Meio Ambiente. Conclui-se que a maioria dos participantes da pesquisa possui uma visão fragmentada a respeito do Meio Ambiente, além de associar a Educação Ambiental a categoria generalista, deixando evidente a predominância de um pensamento confuso e superficial sobre o tema. Portanto, estudar a Percepção Ambiental dos alunos constituiu- se como uma importante ferramenta para compreender as inter-relações entre o homem e o ambiente, assim como fornece subsídios para elaboração de uma propostas de uma Educação Ambiental associada a uma visão contextualizada da realidade ambiental que estão inseridos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Produção do conhecimento: Para quê e para quem"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE, SEMIÁRIDO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA1_ID252_01102017211056.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:18"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:44:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA ARAÚJO ALENCAR"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA ARAÚJO"
    "autor_email" => "larissaaraujoalencar@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 33720
    "edicao_id" => 75
    "trabalho_id" => 278
    "inscrito_id" => 252
    "titulo" => "PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS – PB"
    "resumo" => "Considerando que a relação que o ser humano estabelece com o meio ambiente acarreta nas diferentes formas de impactos ambientais, essa pesquisa tem por finalidade conhecer como os alunos do Ensino Médio de uma escola Estadual, localizada no município de Cajazeiras, percebem o Meio Ambiente e a Educação Ambiental. Assim, sob o ponto de vista da abordagem do problema utilizou-se o método Quali-Quantitativo e para coleta dos dados aplicou-se um questionário semiestruturado a trinta estudantes. Os Resultados obtidos mostraram que os participantes da pesquisa percebem o Meio Ambiente dissociando o ser humano da natureza. Já em relação à Educação Ambiental a maioria dos entrevistados a associam categoria generalista, enquanto a categoria desenvolvimento sustentável e sensibilização tiveram menos interesse. Em relação aos problemas socioambientais enfrentados na região onde residem prevaleceu problemas ambientais de maiores visualizações na realidade local. Por fim, metade dos entrevistados disseram já ter participado de alguma atividade relacionada com a Educação Ambiental e cerca de 63,3% dos alunos entrevistados afirmaram interesse para assuntos que envolvam Meio Ambiente. Conclui-se que a maioria dos participantes da pesquisa possui uma visão fragmentada a respeito do Meio Ambiente, além de associar a Educação Ambiental a categoria generalista, deixando evidente a predominância de um pensamento confuso e superficial sobre o tema. Portanto, estudar a Percepção Ambiental dos alunos constituiu- se como uma importante ferramenta para compreender as inter-relações entre o homem e o ambiente, assim como fornece subsídios para elaboração de uma propostas de uma Educação Ambiental associada a uma visão contextualizada da realidade ambiental que estão inseridos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Produção do conhecimento: Para quê e para quem"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE, SEMIÁRIDO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA1_ID252_01102017211056.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:18"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:44:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA ARAÚJO ALENCAR"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA ARAÚJO"
    "autor_email" => "larissaaraujoalencar@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de dezembro de 2017

Resumo

Considerando que a relação que o ser humano estabelece com o meio ambiente acarreta nas diferentes formas de impactos ambientais, essa pesquisa tem por finalidade conhecer como os alunos do Ensino Médio de uma escola Estadual, localizada no município de Cajazeiras, percebem o Meio Ambiente e a Educação Ambiental. Assim, sob o ponto de vista da abordagem do problema utilizou-se o método Quali-Quantitativo e para coleta dos dados aplicou-se um questionário semiestruturado a trinta estudantes. Os Resultados obtidos mostraram que os participantes da pesquisa percebem o Meio Ambiente dissociando o ser humano da natureza. Já em relação à Educação Ambiental a maioria dos entrevistados a associam categoria generalista, enquanto a categoria desenvolvimento sustentável e sensibilização tiveram menos interesse. Em relação aos problemas socioambientais enfrentados na região onde residem prevaleceu problemas ambientais de maiores visualizações na realidade local. Por fim, metade dos entrevistados disseram já ter participado de alguma atividade relacionada com a Educação Ambiental e cerca de 63,3% dos alunos entrevistados afirmaram interesse para assuntos que envolvam Meio Ambiente. Conclui-se que a maioria dos participantes da pesquisa possui uma visão fragmentada a respeito do Meio Ambiente, além de associar a Educação Ambiental a categoria generalista, deixando evidente a predominância de um pensamento confuso e superficial sobre o tema. Portanto, estudar a Percepção Ambiental dos alunos constituiu- se como uma importante ferramenta para compreender as inter-relações entre o homem e o ambiente, assim como fornece subsídios para elaboração de uma propostas de uma Educação Ambiental associada a uma visão contextualizada da realidade ambiental que estão inseridos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.