Artigo Anais II CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

A ARTE DE SE ALIMENTAR. AS RELAÇÕES ENTRE CONSUMO,MUDANÇAS CULTURAIS E SAÚDE

Palavra-chaves: CONSUMO, AGROECOLOGIA, TRADIÇÕES, MUDANÇAS CULTURAIS Comunicação Oral (CO) AT 01 - Produção do conhecimento: Para quê e para quem
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      Aberta à Maturidade-UEPB, campus Campina Grande e Guarabira no qual foram pautadas as\r\n
      mudanças nos hábitos alimentares e de consumo ao longo das décadas tentando estabelecer pontes\r\n
      entre esses hábitos e o Direito do Consumidor, a História, a Agroecologia e a Saúde. Foram\r\n
      pontuadas a redução no consumo de produtos naturais e o aumento no consumo de industrializados,\r\n
      as mudanças nas relações entre produtor e consumidor, com a implantação do hábito de se comprar\r\n
      em supermercados e as mudanças nas receitas tradicionais, além do próprio espaço da cozinha ter\r\n
      perdido a função de lugar de sociabilidade. Concluímos que é necessária uma reflexão sobre os\r\n
      nossos hábitos de consumo e alimentares relacionando estes com as histórias de vida dos idosos no\r\n
      tocante à saúde e aos discursos principalmente midiáticos que apelam para o consumo e a criação de\r\n
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Publicado em 18 de dezembro de 2017

Resumo

Este texto é a um só tempo um relato de experiência e uma reflexão. Trata-se do resultado de discussões realizadas em forma de oficinas nos anos de 2015 e 2016 com idosos da Universidade Aberta à Maturidade-UEPB, campus Campina Grande e Guarabira no qual foram pautadas as mudanças nos hábitos alimentares e de consumo ao longo das décadas tentando estabelecer pontes entre esses hábitos e o Direito do Consumidor, a História, a Agroecologia e a Saúde. Foram pontuadas a redução no consumo de produtos naturais e o aumento no consumo de industrializados, as mudanças nas relações entre produtor e consumidor, com a implantação do hábito de se comprar em supermercados e as mudanças nas receitas tradicionais, além do próprio espaço da cozinha ter perdido a função de lugar de sociabilidade. Concluímos que é necessária uma reflexão sobre os nossos hábitos de consumo e alimentares relacionando estes com as histórias de vida dos idosos no tocante à saúde e aos discursos principalmente midiáticos que apelam para o consumo e a criação de novas necessidades para que possamos ter consumidores conscientes de seus atos e de suas consequências

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