SANTOS, Janaína Souza Dos et al.. . Anais II CONIDIS... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/33957>. Acesso em: 07/11/2024 13:45
Na disciplina de Infotecnologia no Ensino de Física, cursada junto ao curso de Licenciatura em Física pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, foi nos dada a tarefa de desenvolvermos um projeto que buscasse pensar os usos da tecnologia como contribuição para a relação ensino aprendizagem. Nestes termos, no colocamos diante de pensar os usos das redes sociais como ferramentas inovadoras para a efetivação do ensino de Física. Tendo, as reflexões deste projeto, trazido para o debate conhecimentos múltiplos sobre o ensino de Física, resolvemos nos centrar em uma temática específica para propormos a aplicação junto a alunos da rede pública de ensino do Estado da Paraíba. Ao delimitarmos a temática, dentro dos meandros dos conhecimentos físicos, resolvemos nos ater aos estudos sobre as energias, em especial as energias eólica, solar, elétrica e hidráulica. Nisso, propomos um projeto que tem com objetivo geral fazer com que os alunos pensem o estudo das energias do semiárido a partir dos usos das redes sociais. O uso de grupos no facebook e whatsApp, por exemplo, pode favorecer o debates entre os alunos, as pesquisas realizadas e postadas em redes sociais como facebook, instagram podem instigar vários sujeitos a pensar o uso destas energias no cotidiano do semiárido, não somente os participantes do projeto, mas outros personagens que se relacionam com o mesmo. O uso de blogs pode favorecer a produção textual dos alunos, assim como, as sensibilidades presente em uma análise crítica sobre o conhecimento. A efetivação deste projeto poderá nos colocar diante de possibilidades infidas para que a relação ensino aprendizagem em Física possa ser desenvolvida com qualidade, a partir da realidade vivencial dos alunos.