Os temas transversais são relevantes na vida pessoal e profissional e, por isso, é fundamental que nos cursos de graduação componham a formação acadêmica. O objetivo da presente pesquisa foi investigar ações de inclusão dos referidos temas no curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia (C&T) da UFERSA, Campus Mossoró-RN, por meio do projeto de Ensino e Extensão “Ser ou não ser? estudantes de C&T desenvolvendo a criticidade em trabalho, consumo, meio ambiente e ética”. Com o propósito de apontar princípios orientadores para a formação de indivíduos com capacidade crítica e consciência dos seus direitos e deveres para com a sociedade e o mundo em que vive. A investigação fez parte do projeto citado e constou da aplicação de questionários com perguntas abertas para estudantes matriculados no início e no final do curso. Além de exposição de fotos elaboradas pelos estudantes das disciplinas “Sociologia” e “Ambiente, energia e sociedade”. Na ótica dos estudantes, temáticas transversais devem fazer parte da formação acadêmica através das disciplinas ofertadas, também nas atividades extracurriculares e na prática profissional. Assim, os temas transversais são reconhecidos pelos estudantes como importantes para a formação acadêmica crítica e cidadã. Todavia, compreendem que não estão sistematicamente contidos ao longo das estratégias de ensino de todas as matérias, conforme prevê o Projeto Pedagógico do Curso e os PCNs.