"SER OU NÃO SER? ESTUDANTES DE C&T DESENVOLVENDO A CRITICIDADE EM TRABALHO, CONSUMO, MEIO AMBIENTE E ÉTICA": ANÁLISE DO PROJETO NA UFERSA, MOSSORÓ-RN
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 33014 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 492 "inscrito_id" => 1851 "titulo" => ""SER OU NÃO SER? ESTUDANTES DE C&T DESENVOLVENDO A CRITICIDADE EM TRABALHO, CONSUMO, MEIO AMBIENTE E ÉTICA": ANÁLISE DO PROJETO NA UFERSA, MOSSORÓ-RN" "resumo" => "Os temas transversais são relevantes na vida pessoal e profissional e, por isso, é fundamental que nos cursos de graduação componham a formação acadêmica. O objetivo da presente pesquisa foi investigar ações de inclusão dos referidos temas no curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia (C&T) da UFERSA, Campus Mossoró-RN, por meio do projeto de Ensino e Extensão “Ser ou não ser? estudantes de C&T desenvolvendo a criticidade em trabalho, consumo, meio ambiente e ética”. Com o propósito de apontar princípios orientadores para a formação de indivíduos com capacidade crítica e consciência dos seus direitos e deveres para com a sociedade e o mundo em que vive. A investigação fez parte do projeto citado e constou da aplicação de questionários com perguntas abertas para estudantes matriculados no início e no final do curso. Além de exposição de fotos elaboradas pelos estudantes das disciplinas “Sociologia” e “Ambiente, energia e sociedade”. Na ótica dos estudantes, temáticas transversais devem fazer parte da formação acadêmica através das disciplinas ofertadas, também nas atividades extracurriculares e na prática profissional. Assim, os temas transversais são reconhecidos pelos estudantes como importantes para a formação acadêmica crítica e cidadã. Todavia, compreendem que não estão sistematicamente contidos ao longo das estratégias de ensino de todas as matérias, conforme prevê o Projeto Pedagógico do Curso e os PCNs." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 15 - Interdisciplinaridade e Semiárido" "palavra_chave" => "TEMAS TRANSVERSAIS, ENSINO DE GRADUAÇÃO, FORMAÇÃO CRÍTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD4_SA15_ID1851_02102017201426.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KANANDA SUÉLEN LEITE FERREIRA" "autor_nome_curto" => "KANANDA SUÉLEN" "autor_email" => "kananda_suelen@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 33014 "edicao_id" => 75 "trabalho_id" => 492 "inscrito_id" => 1851 "titulo" => ""SER OU NÃO SER? ESTUDANTES DE C&T DESENVOLVENDO A CRITICIDADE EM TRABALHO, CONSUMO, MEIO AMBIENTE E ÉTICA": ANÁLISE DO PROJETO NA UFERSA, MOSSORÓ-RN" "resumo" => "Os temas transversais são relevantes na vida pessoal e profissional e, por isso, é fundamental que nos cursos de graduação componham a formação acadêmica. O objetivo da presente pesquisa foi investigar ações de inclusão dos referidos temas no curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia (C&T) da UFERSA, Campus Mossoró-RN, por meio do projeto de Ensino e Extensão “Ser ou não ser? estudantes de C&T desenvolvendo a criticidade em trabalho, consumo, meio ambiente e ética”. Com o propósito de apontar princípios orientadores para a formação de indivíduos com capacidade crítica e consciência dos seus direitos e deveres para com a sociedade e o mundo em que vive. A investigação fez parte do projeto citado e constou da aplicação de questionários com perguntas abertas para estudantes matriculados no início e no final do curso. Além de exposição de fotos elaboradas pelos estudantes das disciplinas “Sociologia” e “Ambiente, energia e sociedade”. Na ótica dos estudantes, temáticas transversais devem fazer parte da formação acadêmica através das disciplinas ofertadas, também nas atividades extracurriculares e na prática profissional. Assim, os temas transversais são reconhecidos pelos estudantes como importantes para a formação acadêmica crítica e cidadã. Todavia, compreendem que não estão sistematicamente contidos ao longo das estratégias de ensino de todas as matérias, conforme prevê o Projeto Pedagógico do Curso e os PCNs." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 15 - Interdisciplinaridade e Semiárido" "palavra_chave" => "TEMAS TRANSVERSAIS, ENSINO DE GRADUAÇÃO, FORMAÇÃO CRÍTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD4_SA15_ID1851_02102017201426.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:18" "updated_at" => "2020-06-10 11:44:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KANANDA SUÉLEN LEITE FERREIRA" "autor_nome_curto" => "KANANDA SUÉLEN" "autor_email" => "kananda_suelen@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conidis" "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg" "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00" "publicacao_id" => 33 "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS" "publicacao_codigo" => "2526-186X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }