A cidade contemporânea vem apresentando uma dinâmica urbana crescente, sendo que esta mudança tem no comércio uma das principais atividades responsáveis pelos novos traços do urbano em diversas escalas geográficas. A evolução da técnica, presente especialmente na indústria, associada à necessidade do consumo moderno. As tecnologias com forma de modernizar o negócio tem sido a “chave” para um bom investimento, impulsionando as pessoas a mudarem sua relação com espaço da cidade, promovendo movimentos mais dinâmicos e modelagens do espaço urbano cada vez mais veloz, tendo como agente principal o comércio e consumo urbanos. O comércio está transformando o meio urbano e a vida das pessoas, o que antes era produtos de subsistências, hoje ultrapassa os desejos do consumo, tornando assim, o comércio, um grande instrumento de reprodução do capital. A sociedade cresce, o mercado inova e as pessoas tornam-se escravas do consumo sem se dar conta disso. É nessa perspectiva que a cidade, como muitas vezes é conhecida na rede urbana, se transforma em uma cidade repleta de inovações, tecnologias, variedades de produtos e serviços prestados, para atender a demanda da população e conseguir atrair ainda mais consumidores para seus comércios.