ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAAutor: Júlio Lopes GomesGraduando do Curso e Pedagogia da UFCG/CFPe-mail: juliolg19@hotmail.comRESUMOO estágio é de suma importância para o desenvolvimento contínuo da formação profissional. Consiste em um momento de colocar em prática todo o conhecimento construído no decorrer do curso. O presente trabalho apresenta análises das atividades desenvolvidas na disciplina Estágio em Educação Infantil do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da UFCG/CFP. O objetivo principal foi descrever e tecer reflexões sobre as atividades de diagnóstico e de intervenção, relativas a esse período. Para a realização do mesmo foram elaborados planos de aulas, os quais continham atividades relacionadas à contação de histórias da literatura infantil, uma vez que, a partir do diagnóstico da escola, pude perceber que algumas crianças necessitavam que sua imaginação fosse estimulada, por isso optei por trabalhar com histórias e contos infantis. Todas essas atividades serviram de experiência e instrumento para meu processo de formação, pois a partir da vivência com os educandos pude aprender, ensinar, sonhar, imaginar, e me divertir. Além disso, essa experiência reforçou em mim a concepção de que é nessa etapa da vida que as crianças necessitam de estímulos adequados para o desenvolvimento da sua imaginação. Compete ao professor a tarefa de estimular o faz de conta, pois é desta forma que acontece e se desenvolve o senso critico e construtivo da criança. Palavras-chave: educação infantil, contação de histórias e estágio.