Ligas Acadêmicas são organizações estudantis nas quais um grupo de alunos decide se aprofundar em determinado tema e sanar demandas da população. Cabe aos estudantes a definição dos rumos da Liga, sob orientação de um ou mais professores (Azevedo, Dini, 2006). As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são pouco abordadas nos cursos de graduação em saúde e a formação tem sido restrita a programas de pós-graduação de natureza privada, devido a esse fato e tendo como objetivos complementar a formação acadêmica por meio de atividades que atendam os princípios do tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão, a criação da Liga Acadêmica de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (LAPICS) atendeu a finalidade de aproximar graduandos de diversos cursos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) às PICS.Durante esses dois anos de existência a LAPICS já promoveu e participou de vários eventos:
i. Sessão Aberta Inaugural com tema “Experiências de Cuidados e Bem Viver no SUS com as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde”;
ii. I, II e III Fórum Baiano de Atenção Primária à Saúde em Salvador juntamente com a LAPS (Liga Acadêmica de Atenção Primária em Saúde);
iii. 9ª Conferência Estadual de Saúde e realização de PICS na Tenda de Cuidados Maria Felipa;
iv. 15ª Conferência Nacional de Saúde;
v. I Encontro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do município Camaçari-BA;
vi. Encontro Estadual de Gestão e Humanização do Trabalho na Saúde no SUS Bahia;
vii. Tenda de Cuidados no Congresso UFBA 70 anos juntamente com os voluntários e trabalhadores do Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares do Ambulatório Magalhães Neto;
viii. Semana de Comemoração dos 10 anos da PNPIC nos municípios de Salvador, Saúde e Camaçari;
ix. I Simpósio de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da LAPICS;
x. Sessões Temáticas na UFBA.
A LAPICS surgiu com a missão de constituir-se “espaço” onde o aluno possa entrar em contato com o universo das PICS ampliando a compreensão e o conhecimento sobre estratégias de diagnóstico e tratamento não-biomédico em saúde, fazendo com que a sua atuação junto à comunidade como agente de cuidado da saúde e transformação social tenha como base a saúde baseada em modelo de atenção humanizada e centrada na integralidade do indivíduo.