SALES, Gleiton Silva De. Representações de gênero de estudantes de pedagogia. Anais V ENLAÇANDO... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/30737>. Acesso em: 23/12/2024 07:16
O trabalho aqui apresentado compõe a dissertação REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO: um estudo de caso no curso de pedagogia do Campus XIII (Itaberaba – BA), da Universidade do Estado da Bahia, defendida em 2016, no âmbito do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu, em Educação e Contemporaneidade, ofertado pela Universidade do Estado da Bahia. A pesquisa teve como objetivos: levantar as representações de gênero de estudantes de pedagogia em fase de finalização de curso, analisar os percursos formativos desses estudantes no que concerne às relações de gênero, refletir sobre as possíveis ancoragens dadas pelos estudantes na resolução dos conflitos de gênero. Adotou-se a perspectiva qualitativa da pesquisa em educação e ancorou-se nos Estudos Feministas e nos Estudos Culturais. Optamos pelo estudo de caso, com o uso de entrevistas semiestruturadas e a análise documental. Como resultado compreendemos que as representações de gênero dos estudantes apontam uma instabilidade conceitual própria do processo de internalização de novos conhecimentos, isto é, ora trazem representações ancoradas na ciência, ora ancoradas em discursos religiosos,enfim, trazem representações em transição.