Adolescência é um período particular e singular na vida de um indivíduo que se situa entre a infância e a vida adulta. Este projeto teve como objetivo investigar e analisar o significado da adolescência para os adolescentes. Participaram da presente pesquisa 37 adolescentes (22 homens e 15 mulheres) entre 12 e 18 anos, de uma comunidade litorânea de Maceió/AL. A aplicação do desenho-estória temático foi feita em grupo com até cinco participantes, foi solicitado que os adolescentes desenhassem “um adolescente na sua comunidade” e após o término, cada jovem devia escrever uma estória referente ao desenho no verso da folha, incluindo um título. A partir da análise temática, observou-se os temas apresentados a seguir com suas frequências de aparição: contexto social (23); relações de amizade/namoro (20); relações familiares (12); projeto de vida (8); superação (7); escola (6); resistência (4); drogas (4) ; infância (3); tecnologia (2); aliciamento de menor (1); conselho tutelar (1). A partir dos dados, foi possível observar a importância do contexto social e das relações familiares e de amizade /namoro para a vivência da adolescência. As participantes do sexo feminino se referiram mais a relações exógenas como namoro e amizade, já os do sexo masculino destacaram predominantemente as amizades. Em ambos os grupos reconhece-se uma aproximação no modo de representar relações endógenas, com destaque à figura materna. Compreender a representação da adolescência para os adolescentes torna possível a construção de políticas públicas mais eficazes para este público.