QUEIXAS DE BULLYING HOMOFÓBICO EM ESCOLA PÚBLICA: PRA ONDE VÃO?
"2017-11-26 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 30720 "edicao_id" => 69 "trabalho_id" => 116 "inscrito_id" => 194 "titulo" => "QUEIXAS DE BULLYING HOMOFÓBICO EM ESCOLA PÚBLICA: PRA ONDE VÃO?" "resumo" => "Este artigo é resultado de investigação sobre os encaminhamentos dado ao bullying homofóbico em uma escola pública do Município de Salvador/Ba. O interesse surgiu após levantamento realizado com estudantes do Ensino Fundamental da referida escola, que colocou o bullying homofóbico como segundo tipo de bullying entre os mais recorrentes, perdendo apenas para o “bullying gordofóbico” (que humilha, achincalha uma pessoa por ser gordo/a). O terceiro tipo de bullying relatado seria o bullying racial. O levantamento partiu da iniciativa de duas professoras da própria escola, que se sentiram provocadas a investigar a percepção dos estudantes a respeito do bullying e quais tipos os incomodavam mais. De posse dos dados do levantamento, seguiu-se o estudo, com o intuito de identificar os encaminhamentos dados pela Coordenação Pedagógica, às queixas de bullying homofóbico entre estudantes. Para tanto, o presente estudo apoiou-se no livro de ocorrências da Coordenação escolar, buscando-se no período de um ano letivo e meio (julho/2015 –dezembro/2016), os registros deste tipo específico de bullying e quais teriam sidos os encaminhamentos dados pela Gestão/Coordenação Escolar, em cada situação. Entretanto, a realidade encontrada no Livro de Registros de Ocorrências foi de quase total ausência de queixas, tendo sido providencial, portanto, a aplicação de um questionário semiestruturado às coordenadoras pedagógicas da escola, o qual foi contrastado com as informações fornecidas pelos estudantes por ocasião do levantamento e as anotações do livro de Ocorrências. Tal realidade inspirou pesquisas de Mestrado com os temas bullying homofóbico e bullying racial pelas mesmas professoras que realizaram o levantamento inicial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET28: PEDAGOGIAS FEMINISTAS - ABORDAGENS DE SEXUALIDADE E GÊNERO NA ESCOLA" "palavra_chave" => "BULLYING HOMOFÓBICO, LIVRO DE OCORRÊNCIAS, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD1_SA28_ID194_17062017204238.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 12:26:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVANETE ALVES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "IVANETE" "autor_email" => "netesousa@hotmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL CLERISTON ANDRADE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlacando" "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017" "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png" "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00" "publicacao_id" => 43 "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO" "publicacao_codigo" => "2238-9008" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 30720 "edicao_id" => 69 "trabalho_id" => 116 "inscrito_id" => 194 "titulo" => "QUEIXAS DE BULLYING HOMOFÓBICO EM ESCOLA PÚBLICA: PRA ONDE VÃO?" "resumo" => "Este artigo é resultado de investigação sobre os encaminhamentos dado ao bullying homofóbico em uma escola pública do Município de Salvador/Ba. O interesse surgiu após levantamento realizado com estudantes do Ensino Fundamental da referida escola, que colocou o bullying homofóbico como segundo tipo de bullying entre os mais recorrentes, perdendo apenas para o “bullying gordofóbico” (que humilha, achincalha uma pessoa por ser gordo/a). O terceiro tipo de bullying relatado seria o bullying racial. O levantamento partiu da iniciativa de duas professoras da própria escola, que se sentiram provocadas a investigar a percepção dos estudantes a respeito do bullying e quais tipos os incomodavam mais. De posse dos dados do levantamento, seguiu-se o estudo, com o intuito de identificar os encaminhamentos dados pela Coordenação Pedagógica, às queixas de bullying homofóbico entre estudantes. Para tanto, o presente estudo apoiou-se no livro de ocorrências da Coordenação escolar, buscando-se no período de um ano letivo e meio (julho/2015 –dezembro/2016), os registros deste tipo específico de bullying e quais teriam sidos os encaminhamentos dados pela Gestão/Coordenação Escolar, em cada situação. Entretanto, a realidade encontrada no Livro de Registros de Ocorrências foi de quase total ausência de queixas, tendo sido providencial, portanto, a aplicação de um questionário semiestruturado às coordenadoras pedagógicas da escola, o qual foi contrastado com as informações fornecidas pelos estudantes por ocasião do levantamento e as anotações do livro de Ocorrências. Tal realidade inspirou pesquisas de Mestrado com os temas bullying homofóbico e bullying racial pelas mesmas professoras que realizaram o levantamento inicial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET28: PEDAGOGIAS FEMINISTAS - ABORDAGENS DE SEXUALIDADE E GÊNERO NA ESCOLA" "palavra_chave" => "BULLYING HOMOFÓBICO, LIVRO DE OCORRÊNCIAS, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV072_MD1_SA28_ID194_17062017204238.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 12:26:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVANETE ALVES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "IVANETE" "autor_email" => "netesousa@hotmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL CLERISTON ANDRADE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlacando" "edicao_nome" => "Anais V ENLAÇANDO" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Enlaçando Sexualidades" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enlacando/2017" "edicao_logo" => "5e49f8c45c546_16022020232156.png" "edicao_capa" => "5f18544d78b48_22072020115925.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-26 23:00:00" "publicacao_id" => 43 "publicacao_nome" => "Revista ENLAÇANDO" "publicacao_codigo" => "2238-9008" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }