Artigo Anais V ENLAÇANDO

ANAIS de Evento

ISSN: 2238-9008

A REPRESENTAÇÃO CULTURAL DO CORPO NO ARTESANATO DE MIRITI: CONSIDERAÇÕES CURRICULARES

Palavra-chaves: ARTESANATO DE MIRITI, REPRESENTAÇÃO CULTURAL, CORPO, CURRÍCULO Comunicação Oral (CO) ET20: GÊNERO, SEXUALIDADES E ECONOMIA CRIATIVA
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A peça é modelada a partir de certas marcas que integram um roteiro com princípios organizadores para homogeneização-diferenciação dos corpos como a roupa e o corte de cabelos, dispositivos que intervêm para identifica-los inequivocamente. Mesmo que tenhamos observado contestação à cultura de gênero nos ateliês de produção dos brinquedos, esta não é capaz de questionar as representações idealizadas dos corpos. Concluímos pela necessidade de um currículo com possibilidade de promover a desnaturalização das representações, pois o corpo é provisório e reage obedecendo-desobedecendo, produzindo fissuras em sua superfície sempre reversível.\r\nO trabalho tem como objetivo refletir sobre a representação dos corpos na peça casal de namorados, um artesanato de miriti típico da cidade de Abaetetuba/Pará/B \r\n co-auotres (os nomes não aparecem nos campos abaixo):\r\n Igora Irma S. 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Publicado em 26 de novembro de 2017

Resumo

O trabalho tem como objetivo refletir sobre a representação dos corpos na peça casal de namorados, um artesanato de miriti típico da cidade de Abaetetuba/Pará/Brasil. O procedimento de análise é a representação cultural do modo como explorada por Silva (1999) e Hall (1997), com contribuições de Foucault (2004). A peça é modelada a partir de certas marcas que integram um roteiro com princípios organizadores para homogeneização-diferenciação dos corpos como a roupa e o corte de cabelos, dispositivos que intervêm para identifica-los inequivocamente. Mesmo que tenhamos observado contestação à cultura de gênero nos ateliês de produção dos brinquedos, esta não é capaz de questionar as representações idealizadas dos corpos. Concluímos pela necessidade de um currículo com possibilidade de promover a desnaturalização das representações, pois o corpo é provisório e reage obedecendo-desobedecendo, produzindo fissuras em sua superfície sempre reversível. co-auotres (os nomes não aparecem nos campos abaixo): Igora Irma S. Dácio; Lidia Sarges Lobato; Joneide Pinheiro Alexandre

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