DIÁLOGOS ENTRE JOVENS E ADULTOS: A EXTENSÃO POPULAR COMO FORMA DE CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS HORIZONTAIS DE SUBJETIVAÇÃO ENVOLVENDO GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO SEXUAL.
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O artigo busca apresentar as discussões e as problemáticas que surgem durante o cotidiano da prática extensionista ao tratar com questões sobre sexualidade, gênero e educação sexual. Ao nos apoiarmos na construção pedagógica emancipadora e libertária de Paulo Freire, discutimos como tratar assuntos sobre prática sexual e identidade fugindo de uma noção moralista e castradora da autonomia e dos distintos processos de desenvolvimento e entendimento da sexualidade. \r\n Partindo das noções de horizontalidade e educação dialógica, o Projeto busca estabelecer espaços lúdicos e acolhedores em que não ocorra uma exclusão da sexualidade do processo educacional. Questionamo-nos, então, sobre como sair de uma posição autoritária, comumente associada à figura adulta nos espaços escolares constituídos a partir das dicotomias entre educador-sujeito e educando-objeto. Ao tratar sobre corpo, desejo e sexo, percebemos que tais desafios de como pensar uma ação pedagógica libertária adquire maiores complexificações, pelas interseccionalidades presentes de gênero, raça e classe.\r\n Compreendemos que as crianças e adolescentes se inserem em suas realidades como produtoras de conhecimento sobre si mesmas e sobre seu contexto, teorizando e formando conceitos, noções e ideias sobre suas expressões sexuais, seus desejos e seus corpos. Partindo disso, buscamos apresentar as discussões prático-teóricas que balizam o planejamento de nossas atividades para a promoção de um espaço de liberdade para se tratar de sexualidade, desejo, cuidado e proteção. 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