SANTOS, Agilcelia Carvalho Dos. A sexualidade na escola: a voz do silêncio. Anais V ENLAÇANDO... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/30436>. Acesso em: 23/12/2024 11:30
Esse artigo tem como objetivo analisar os enunciados discursivos numa perspectiva foucaultiana nos textos argumentativos dos alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Valeriano Eugênio de Melo em Olinda, com o intuito de entender o silêncio dessa Instituição em relação a essa temática. Se ao longo da história a homossexualidade foi tida como pecado, crime ou doença e hoje é vista pelas ciências como uma orientação sexual como qualquer outra, como se justifica o silêncio imposto por essa agência do conhecimento? Será que essa escola tem consciência do seu papel social quanto à superação do preconceito e da discriminação resultantes de séculos de tabus e desinformação? Apesar da incompletude desse trabalho, com base nos textos analisados é possível perceber que infelizmente o ensino é pautado numa pedagogia do insulto, na heteronormatividade em que as diversidades de práticas sexuais são tidas como anormais e hierarquicamente inferiores e, por causa disso as pessoas que se comportam diferentemente das normas estabelecidas continuam sofrendo preconceitos, que contribuem para a evasão, o fracasso escolar, o alto índice de suicídio e relações sociais cheias de ódio e intolerância. Através dessa reflexão podemos concluir que a escola pode sim mudar esse cenário e auxiliar na construção de uma sociedade mais justa e igualitária onde as pessoas possam ser dignas apenas pelo fato de serem humanas.