Artigo Anais V ENLAÇANDO

ANAIS de Evento

ISSN: 2238-9008

DIÁLOGOS COM DISCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE DIVERSIDADE SEXUAL E RELAÇÃO FAMILIAR NA PUBERDADE

Palavra-chaves: PUBERDADE, SEXUALIDADE, ESCOLA, ADOLESCÊNCIA Pôster (PO) ET17: GÊNERO E SEXUALIDADES DA INFÂNCIA À ADOLESCÊNCIA: PRODUÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO
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Publicado em 26 de novembro de 2017

Resumo

O presente trabalho se trata de um recorte oriundo de pesquisa que objetivou analisar e discutir o entendimento de um grupo de alunos/as sobre a puberdade e os fatores relacionados a estas modificações. Dentro dessa temática mais abrangente, será discutido sobre como a família aborda a puberdade e o que os/as discentes pensam sobre diversidade sexual. Para a concretização do trabalho foi elaborado e desenvolvido um minicurso realizado em 5 encontros, na disciplina no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UESB. A obtenção de material empírico se deu por meio da análise do diário de bordo e entrevistas semiestruturas aplicadas no último encontro. Durante a execução do minicurso, os/as discentes se mostraram tímidos/as em trabalhar tais assuntos, apesar do interesse pelo tema. Eles/as relataram que ainda têm restrições em dialogar com a família sobre a puberdade e relação sexual. Sobre a diversidade de gênero e sexual, embora alguns/algumas deles/delas tenham reconhecido a importância do reconhecimento das diferenças, ainda estranharam ver, por exemplo, dois homens se beijando.

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