Artigo Anais I CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

ALFABETIZAÇÃO DISSOCIADA DO LETRAMENTO: FATOR QUE CORROBORA O ANALFABETISMO FUNCIONAL

Palavra-chaves: LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO, ANALFABETISMO FUNCIONAL Comunicação Oral (CO) ET 04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
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Publicado em 24 de julho de 2017

Resumo

O artigo discorre sobre a dissociação entre os processos de alfabetização e letramento nas escolas públicas e como isto contribui para o aumento do analfabetismo funcional no Brasil. Para tanto, foram utilizados a revisão bibliográfica e o levantamento de dados estatísticos. No tocante a revisão bibliográfica, ponderamos, de uma perspectiva teórico discursiva, acerca da conceituação dos termos letramento e alfabetização, além da forma como esses processos vêm sendo tratados ao longo da história. Também expusemos a importância desses processos acontecerem concomitantemente, mas que na maioria das escolas públicas isso não tem ocorrido. Diante disso, mostramos, através de dados estatísticos, colhidos no IBGE, que comprovam que apesar de todos os esforços e investimentos para que o analfabetismo no Brasil seja minimizado e que os dados até mostram que esse índice tem caído ao longo dos anos, o analfabetismo funcional ainda se mostra persistente, o que prova o fato de que muitos estão aprendendo a ler e escrever, no entanto não fazem o uso social dessas habilidades, com autonomia, na vida cotidiana.

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