Os recursos tecnológicos vêm ganhando importância no ambiente educacional, à medida em que as crianças aprendem mais facilmente a partir do apoio do computador que disponibiliza imagem, animação, som, entre outras informações. As vantagens do seu uso, por grupos de estudantes, num ambiente ativo, possibilita troca de ideias, entre si e entre grupos, propiciando a construção do aprendizado coletivo, sendo as habilidades desenvolvidas sob o gerenciamento do professor. A aprendizagem colaborativa neste contexto amplifica a possibilidade do recurso tecnológico, pois alunos que se reúnem em torno de um computador para abordar diversos assuntos uns aos outros aprendem conjuntamente. O presente trabalho tem como objetivo mostrar a relevância de aprender por meio da aprendizagem colaborativa, destacando as tecnologias digitais e sua importância como recurso de ensino que faz parte da realidade social do aluno, bem como analisar como esses dispositivos podem ser instrumentos de desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. O referido estudo tem como referencial os estudos de Valente (1999), Torres e Irala (2005), Kenski (2007), Weiler (2015), entre outros, adotando como abordagem metodológica uma pesquisa bibliográfica.