Nas últimas décadas diversos estudos tem demonstrado que a Educação Física Escolar passou por mudanças expressivas, no tocante aos processos de ensino aprendizagem. Um dos aspectos de tal mudança pode ser verificado através do foco desse estudo: a utilização de diferentes recursos didáticos que possibilitem uma prática pedagógica mais consciente a significativa para os alunos. Afim de refletir novas possibilidades pedagógicas nas aulas de Educação Física diante de conteúdos significativos, que possuem interação com a realidade dos nossos alunos, o uso de textos escritos como fonte de pesquisa e construção de conhecimento durante as aulas se configura como momento de busca por informações que poderão compor o processo de ensino aprendizagem. O presente estudo pretende analisar a utilização de textos escritos como recurso didático nas aulas de Educação Física Escolar. Para tanto apresentaremos o relato de experiência de uma professora de Educação Física que utiliza textos escritos, durante suas aulas de Educação Física na Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Os principais gêneros textuais utilizados são as histórias em quadrinhos, revistas e livros paradidáticos, adequados a faixa etária do público em questão. O emprego do texto escrito aparece na prática da docente como fonte de informação durante a construção de projetos educacionais ligados a diversos temas da Cultura Corporal, tais como: circo, atividades físicas de aventura, esportes, danças, lutas, jogos dentre outros. Diante da análise da experiência da professora podemos perceber que além da diversificação de conteúdos, o uso do texto escrito instiga uma prática inovadora, pois possibilita a ação do aluno frente ao seu processo de aprendizagem, uma vez que amplia o olhar do educando sobre o conteúdo estudado. Além de se constituir como mais um elemento da prática pedagógica, a qual está comprometida com a parceria entre aluno e professora, otimizando a construção do conhecimento e incitando novas descobertas frente aos temas da Cultura Corporal. Apoio: Capes