Introdução: As Atividades de Aventura tem emergido como possibilidade de trabalho na área de Educação Física (EF) e Esporte e a formação profissional em EF busca uma aproximação maior com a realidade da atuação. São poucos os cursos que ofertam alguma disciplina que discuta estes conteúdos contextualizados com a realidade da atuação. Dentre essas atividades, o Stand Up Paddle (SUP) surge tanto no cenário do lazer como possibilidade de conteúdo para EF Escolar. Entretanto, esta atividade ainda foi pouco pesquisada por esta área de conhecimento. Objetivo: relatar uma experiência com a finalidade de refletir sobre o SUP como possibilidade de conteúdo na formação profissional em EF na modalidade Licenciatura. Método: pesquisa de abordagem qualitativa e descritiva que verificou como o tema foi abordado na disciplina Ecomotricidade com 25 alunos do 5º semestre de um curso de Licenciatura em EF em uma faculdade particular na região de Suzano -SP- Brasil e sua possível aplicação na EF escolar. Resultados: Foram 4 aulas em que se discutiu a história do SUP, gestão de segurança, como ensinar a modalidade, fundamentos básicos, como adaptar e contextualizar o tema na a EF Escolar. Os alunos vivenciaram a atividade aplicando os fundamentos aprendidos em uma represa próxima à faculdade e foram ouvidos seus depoimentos sobre o estudo. Conclusões: Os estudantes demonstraram-se empolgados com o conteúdo desde o início da discussão em sala. Mostraram clareza que é possível estudar o SUP em aulas de EF Escolar, com o cuidado de promover uma prática contextualizada ao projeto político pedagógico e coerente com os objetivos de ensino e aprendizagem. Considerando que a formação inicial em EF deve abordar temas contemporâneos e emergentes na realidade social e que possam ser significativos para os estudantes, o tema SUP atendeu a estas características e pode ser inserido nas programações de aulas de EF escolar.