SEPARAÇÃO DOS PAIS E EQUILÍBRIO CORPORAL: IMPACTOS NO RENDIMENTO ESCOLAR DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
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Essas duas realidades possuem conexões, conforme apontam algumas pesquisas, dentre elas a do francês Archambault, mostrando que o insucesso escolar é mais visível nas crianças cujos pais estão separados. Por outro lado, o equilíbrio corporal é uma função neurológica importante na criança para a aquisição da linguagem, da leitura e escrita. Assim, o objetivo desse artigo é analisar a relação entre os aspectos sócio afetivos (separação dos pais) e o nível de equilíbrio corporal sobre o rendimento escolar dos alunos de uma escola pública. O referido estudo, de natureza quantitativa do tipo experimental descritivo, foi realizado com 212 alunos das turmas dos 1°, 2° e 3° anos do ensino fundamental em 2004, da Escola Municipal Guilherme Tell, na cidade do Rio de Janeiro. Para analisar a variável rendimento escolar, realizamos a coleta de dados a partir do sistema de avaliação da própria escola. 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