Em 1994, o Ministério da Educação foi responsável por reunir um grupo de professores e pesquisadoras, a fim de elaborar os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Esses referenciais não são obrigatórios, porém servem como base para todas as instituições de ensino brasileiras, buscando propor discussões pedagógicas e conteúdos diversificados, na qual, oferece suporte para os professores com o intuito de melhorar a formação dos alunos. No caso dos PCNs para a Educação Física, os conteúdos dessa disciplina foram organizados, nesse documento, em três blocos: 1) Esportes, jogos, lutas e ginásticas; 2) Atividades rítmicas e expressivas; 3) Conhecimento sobre o corpo. Durante a realização dos estágios supervisionados, notamos que alguns professores não diversificavam muito os conteúdos de suas aulas e, portanto, acreditamos que os mesmos não utilizam os PCNs como referenciais. Assim, a presente pesquisa tem como objetivos: observar os conteúdos ministrados por professores de Educação Física no 4º ano do Ensino Fundamental I; comparar os conteúdos ministrados com os conteúdos propostos pelo PCNs; e verificar se os professores conhecem os PCNs e os motivos que os levam a direcionar o seu trabalho a partir desse documento. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa e do tipo Pesquisa de Campo. Os instrumentos metodológicos utilizados foram um roteiro de observações para registro das aulas e um questionário composto por 2 perguntas abertas. Participaram da pesquisa 6 professores efetivos que lecionam no 4º ano do Ensino Fundamental I em escolas públicas do interior do Estado de São Paulo. Foram observadas 1 mês de aulas, sendo 2 aulas semanais, totalizando 8 aulas de cada professor participante da pesquisa. Os resultados das observações mostraram que os conteúdos que predominam as aulas de Educação Física referem-se ao bloco “Esportes, Jogos, Lutas e Ginásticas”. E dentro desse bloco, apenas os jogos e os esportes são contemplados pelos professores. Em relação ao questionário aplicado, todos os participantes responderam que conhecem e utilizam os PCNs para elaborarem as suas aulas, porém, apenas um professor apresenta um argumento detalhado a respeito dos PCNs confirmando o seu real conhecimento sobre esse documento. Concluímos que os PCNs, apesar de ser um documento norteador para o trabalho do professores, é pouco utilizado de forma efetiva nas aulas de Educação Física.