A natação está presente no programa de Jogos Paralímpicos desde sua primeira edição. A primeira representação brasileira na modalidade em jogos Paralímpicos ocorreu em Heidelberg, 1972, desde então o país apresenta uma participação positiva na conquista de medalhas. Como base inicial para a construção de trabalhos acerca deste esporte paralímpico, objetivamos através de uma revisão sistemática de literatura verificar quais são os principais campos abordados nas pesquisas referente a natação paralímpica (NP). O método que utilizamos se baseia na adaptação do protocolo desenvolvido de acordo com a metodologia de revisões sistemáticas e meta-análise Prisma. Para tanto as bases de dados utilizadas foram; Scopus, Science Direct, Web of Science, Pubmed, e Scielo, os termos de busca foram paralympic and swimming or swimmers com publicações do ano de 1999 a 2016. Selecionamos alguns critérios para a inclusão e exclusão dos artigos encontrados, sendo estes: não conter as palavras de busca no título/resumo/palavras chaves (A), artigos duplicados (B), conter palavras chaves, porém não estar relacionado a NP (C). Como resultados obtivemos o total de 52 artigos inclusos na pesquisa. Com base na leitura dos resumos estes artigos foram categorizados segundo a temática abordada. Os temas publicados estão entre as áreas de biomecânica 11 (21,2%); desempenho esportivo 9 (17,3%), psicologia 8 (15,4%), treinamento, fisiologia, medicina esportiva ambos com 4 (7,7%), avaliação e classificação ambos com 3 (5,8%), composição corporal 2 (3,8%); pedagogia, nutrição, sociologia e desenvolvimento da modalidade ambos com 1 (1,9%). Devemos priorizar a qualidade das pesquisas e não apenas a quantidade publicada, no entanto, esta revisão abordou 17 anos de publicações e apenas 52 artigos trataram especificamente da NP, podemos verificar que mesmo a natação sendo um esporte com alta popularidade, alguns temas apresentam carência em sua divulgação na área acadêmica. Com a revisão da literatura podemos visualizar tais temas, para então, com mais clareza direcionar novos ou estudos complementares afim de contribuir ainda mais para o desenvolvimento da modalidade, da pesquisa e da aplicação de seus resultados à sociedade envolvida. Apoio CNPQ.