Artigo Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

DIFUSÃO DO ATLETISMO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS A PARTIR DOS VÍDEOS DO YOUTUBE

Palavra-chaves: DIFUSÃO, ATLETISMO ESCOLAR, EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS Comunicação Oral (CO) AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL
"2017-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 29896
    "edicao_id" => 61
    "trabalho_id" => 135
    "inscrito_id" => 381
    "titulo" => "DIFUSÃO DO ATLETISMO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS A PARTIR DOS VÍDEOS DO YOUTUBE"
    "resumo" => "É notório que como um dos conteúdos da cultura corporal, o atletismo ainda é pouco desenvolvido em aulas de Educação Física, sob a alegação de falta de espaço e de recursos materiais nas escolas ou, ainda, devido à falta de interesse de alunos e professores com o conteúdo. No entanto, quando há professores dispostos a trabalhar este conteúdo em aulas de Educação Física, contornando as dificuldades apontadas pela bibliografia, acabam não fazendo uma ampla divulgação de suas iniciativas, a fim de possibilitar uma alteração na concepção negativa em torno do ensino desta modalidade esportiva na escola. Com este pensamento, podemos dizer que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), mais especificamente, a internet, seria uma ferramenta oportuna para que os professores pudessem partilhar seus problemas e conquistas em relação à atividade escolar, incentivando a socialização e sistematização dos conhecimentos construídos durante as aulas de Educação Física. Além disso, materiais didáticos e vídeos podem contribuir de maneira efetiva, na difusão e interesse pelo ensino do atletismo no âmbito escolar. Pensando em sua difusão no campo escolar, verificamos que isso poderia ocorrer por meio de vídeos, alocados, por exemplo, em uma rede social como o YouTube, na qual professores buscam informações visando à preparação de suas aulas, além de investigarem, muitas vezes, a prática docente de outros colegas. Em decorrência disso, esta pesquisa objetivou investigar experiências pedagógicas com o atletismo na escola registradas em vídeos e divulgadas no YouTube, com o intuito de contribuir para a sua difusão no âmbito escolar. A análise dos dados coletados revelou duas categorias: 1-Vídeo Amador e 2-Vídeo semiamador, as quais foram analisadas transversalmente, com auxílio do eixo temático “Poder de difusão”. Os resultados revelaram a existência de uma quantidade considerável de vídeos que mostram iniciativas com o ensino do atletismo em aulas de Educação Física, mesmo que timidamente, apesar das dificuldades apontadas pela bibliografia da área.  Nesses vídeos amostrais, verificamos um número baixo de visualizações em seu conteúdo, fato que nos mostra que os professores de Educação Física encontram certa dificuldade em localizá-los e analisá-los, de modo que possam usufruir de seu potencial pedagógico. De qualquer forma, é importante destacar que essa iniciativa de difusão de suas experiências pedagógicas pode, inclusive, motivar outros professores de Educação Física a fazê-lo, contribuindo para o compartilhamento de ações em torno do ensino do atletismo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "palavra_chave" => "DIFUSÃO, ATLETISMO ESCOLAR, EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD1_SA3_ID381_EXT_12042017120658.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:15"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENIS RODRIGO DEL CONTE"
    "autor_nome_curto" => "DENIS"
    "autor_email" => "dendjfrc@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png"
    "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 29896
    "edicao_id" => 61
    "trabalho_id" => 135
    "inscrito_id" => 381
    "titulo" => "DIFUSÃO DO ATLETISMO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS A PARTIR DOS VÍDEOS DO YOUTUBE"
    "resumo" => "É notório que como um dos conteúdos da cultura corporal, o atletismo ainda é pouco desenvolvido em aulas de Educação Física, sob a alegação de falta de espaço e de recursos materiais nas escolas ou, ainda, devido à falta de interesse de alunos e professores com o conteúdo. No entanto, quando há professores dispostos a trabalhar este conteúdo em aulas de Educação Física, contornando as dificuldades apontadas pela bibliografia, acabam não fazendo uma ampla divulgação de suas iniciativas, a fim de possibilitar uma alteração na concepção negativa em torno do ensino desta modalidade esportiva na escola. Com este pensamento, podemos dizer que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), mais especificamente, a internet, seria uma ferramenta oportuna para que os professores pudessem partilhar seus problemas e conquistas em relação à atividade escolar, incentivando a socialização e sistematização dos conhecimentos construídos durante as aulas de Educação Física. Além disso, materiais didáticos e vídeos podem contribuir de maneira efetiva, na difusão e interesse pelo ensino do atletismo no âmbito escolar. Pensando em sua difusão no campo escolar, verificamos que isso poderia ocorrer por meio de vídeos, alocados, por exemplo, em uma rede social como o YouTube, na qual professores buscam informações visando à preparação de suas aulas, além de investigarem, muitas vezes, a prática docente de outros colegas. Em decorrência disso, esta pesquisa objetivou investigar experiências pedagógicas com o atletismo na escola registradas em vídeos e divulgadas no YouTube, com o intuito de contribuir para a sua difusão no âmbito escolar. A análise dos dados coletados revelou duas categorias: 1-Vídeo Amador e 2-Vídeo semiamador, as quais foram analisadas transversalmente, com auxílio do eixo temático “Poder de difusão”. Os resultados revelaram a existência de uma quantidade considerável de vídeos que mostram iniciativas com o ensino do atletismo em aulas de Educação Física, mesmo que timidamente, apesar das dificuldades apontadas pela bibliografia da área.  Nesses vídeos amostrais, verificamos um número baixo de visualizações em seu conteúdo, fato que nos mostra que os professores de Educação Física encontram certa dificuldade em localizá-los e analisá-los, de modo que possam usufruir de seu potencial pedagógico. De qualquer forma, é importante destacar que essa iniciativa de difusão de suas experiências pedagógicas pode, inclusive, motivar outros professores de Educação Física a fazê-lo, contribuindo para o compartilhamento de ações em torno do ensino do atletismo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "palavra_chave" => "DIFUSÃO, ATLETISMO ESCOLAR, EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD1_SA3_ID381_EXT_12042017120658.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:15"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENIS RODRIGO DEL CONTE"
    "autor_nome_curto" => "DENIS"
    "autor_email" => "dendjfrc@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png"
    "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de junho de 2017

Resumo

É notório que como um dos conteúdos da cultura corporal, o atletismo ainda é pouco desenvolvido em aulas de Educação Física, sob a alegação de falta de espaço e de recursos materiais nas escolas ou, ainda, devido à falta de interesse de alunos e professores com o conteúdo. No entanto, quando há professores dispostos a trabalhar este conteúdo em aulas de Educação Física, contornando as dificuldades apontadas pela bibliografia, acabam não fazendo uma ampla divulgação de suas iniciativas, a fim de possibilitar uma alteração na concepção negativa em torno do ensino desta modalidade esportiva na escola. Com este pensamento, podemos dizer que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), mais especificamente, a internet, seria uma ferramenta oportuna para que os professores pudessem partilhar seus problemas e conquistas em relação à atividade escolar, incentivando a socialização e sistematização dos conhecimentos construídos durante as aulas de Educação Física. Além disso, materiais didáticos e vídeos podem contribuir de maneira efetiva, na difusão e interesse pelo ensino do atletismo no âmbito escolar. Pensando em sua difusão no campo escolar, verificamos que isso poderia ocorrer por meio de vídeos, alocados, por exemplo, em uma rede social como o YouTube, na qual professores buscam informações visando à preparação de suas aulas, além de investigarem, muitas vezes, a prática docente de outros colegas. Em decorrência disso, esta pesquisa objetivou investigar experiências pedagógicas com o atletismo na escola registradas em vídeos e divulgadas no YouTube, com o intuito de contribuir para a sua difusão no âmbito escolar. A análise dos dados coletados revelou duas categorias: 1-Vídeo Amador e 2-Vídeo semiamador, as quais foram analisadas transversalmente, com auxílio do eixo temático “Poder de difusão”. Os resultados revelaram a existência de uma quantidade considerável de vídeos que mostram iniciativas com o ensino do atletismo em aulas de Educação Física, mesmo que timidamente, apesar das dificuldades apontadas pela bibliografia da área. Nesses vídeos amostrais, verificamos um número baixo de visualizações em seu conteúdo, fato que nos mostra que os professores de Educação Física encontram certa dificuldade em localizá-los e analisá-los, de modo que possam usufruir de seu potencial pedagógico. De qualquer forma, é importante destacar que essa iniciativa de difusão de suas experiências pedagógicas pode, inclusive, motivar outros professores de Educação Física a fazê-lo, contribuindo para o compartilhamento de ações em torno do ensino do atletismo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.