Ainda que pouco conhecido, Wilhelm Reich, discípulo de Freud, durante o desenvolvimento de sua vida e obra, produziu um vasto conhecimento relacionado as questões terapêuticas, políticas, sociais, a psicanálise, a formação do caráter e da personalidade, a energia orgone, entre outros temas que merecem ser difundidos. Em função disso, o objetivo desta pesquisa consistiu em reunir informações sobre Wilhelm Reich, disponibilizadas em vídeos, blogs, grupos de discussões, livros e artigos em português impressos e publicados na internet, a fim de organizar, implementar e avaliar um curso introdutório on-line visando à difusão de sua vida e obra. Para atingir esse objetivo dividimos essa pesquisa em duas etapas. A primeira etapa consistiu em uma pesquisa bibliográfica sobre a vida e obra de Wilhelm Reich, portanto, em torno de sua biografia e de seus estudos, pautando-nos na colaboração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de difusão de seu pensamento. Na segunda etapa, foi organizado e implementado um curso de extensão gratuito e on-line, por meio da Plataforma Moodle-UNESP, com os tópicos e conteúdos relacionados à biografia de Wilhelm Reich, à trajetória de seu pensamento, às dificuldades na disseminação de suas ideias e às suas contribuições para diferentes áreas do conhecimento. Participaram ativamente do curso on-line 15 alunos, representando 6 estados brasileiros, que realizaram todas as atividades propostas, inclusive criando outros meios para a difusão da vida e obra de Reich com o auxílio das Tecnologias da Informação e Comunicação. Após a realização do curso on-line, este e os demais instrumentos utilizados na pesquisa foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011), sendo criadas as seguintes categorias de análise: “Noções sobre Wilhelm Reich”, “Uso das tecnologias” e “Difusão do pensamento reichiano”, observando em cada uma delas os relatos apresentados pelos alunos do curso e verificando-se a sua colaboração para a difusão do pensamento reichiano. Ao final do curso, experiências positivas foram relatadas, especialmente mostrando maior interesse dos alunos em relação ao conhecimento sobre a vida e a obra de Reich, demonstrando que um curso on-line, pode ser uma ferramenta eficaz na difusão do pensamento reichiano e estimulante para àqueles que dele participam.