Artigo Anais II CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

SENSIBILIZAÇÃO E EMPODERAMENTO DE EDUCADORES E CUIDADORES DE CRECHES ACERCA DA SAÚDE BUCAL DE PRÉ-ESCOLARES

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      educativas que tenham por objetivo a prevenção e a promoção da saúde, assim como a construção de \r\n
      hábitos de higiene bucal junto às crianças, em especial durante a primeira infância. Sendo os \r\n
      educadores e cuidadores, após capacitados e sensibilizados acerca da saúde bucal infantil, peças \r\n
      fundamentais nesse processo. O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência vivenciada \r\n
      durante a realização de atividades de sensibilização e capacitação de educadores, cuidadores e \r\n
      merendeiras de creches municipais de Campina Grande, PB, sobre aspectos ligados à saúde bucal na \r\n
      primeira infância. As ações visam, em sua maioria, a Promoção da saúde através de uma abordagem \r\n
      lúdica, adequada à faixa etária das crianças ali matriculadas. Entre as ações que integram o Projeto \r\n
      destacam-se aquelas que tem como público alvo os profissionais da creche, em especial educadores, \r\n
      cuidadores e merendeiras. Para tais ações, são escolhidas como propostas metodológicas tanto as rodas \r\n
      de conversa, quanto atividades cognitivo-motoras através das quais, respectivamente, os mesmos \r\n
      podem refletir e desenvolver técnicas e habilidades manuais. São abordados temas variados \r\n
      pertinentes à saúde bucal na primeira infância. Os educadores participam, ainda, da realização da \r\n
      escovação supervisionada usando a técnica de Fones e a joelho a joelho. Durante a execução das \r\n
      atividades direcionadas aos profissionais, percebe-se que estes possuem, em sua maioria, \r\n
      conhecimento restrito acerca de saúde bucal e que raramente há o repasse aos alunos de quaisquer \r\n
      informações sobre esse tema. Apesar de algumas exceções, foi constatado, ainda, que a escovação \r\n
      supervisionada nem sempre faz parte da rotina diária das creches. Os educadores elencaram como \r\n
      dificuldades para a realização de tal atividade a falta de informações a respeito das técnicas de \r\n
      escovação e a quantidade reduzida de pessoal disponível para a realização do procedimento. Já as \r\n
      merendeiras, percebem a relação entre alimentação e saúde. Estas possuem, ainda, um bom \r\n
      conhecimento acerca de alimentos cariogênicos - embora enfatizem apenas os doces – e desconhecem, \r\n
      em grande maioria a existência de alimentos que podem ser considerados não cariogênicos e \r\n
      protetores. As atividades destinadas aos educadores, cuidadores e merendeiras das creches, são \r\n
      promissoras tendo em vista que promovem a reflexão crítica sobre a realidade ali encontrada. Como \r\n
      resultado, há a sensibilização, capacitação e empoderamento destes profissionais. Faz-se necessário, \r\n
      contudo, a inclusão permanente e efetiva da saúde bucal nos planejamentos didáticos periódicos para a \r\n
      discussão de temas e abordagens metodológicas pertinentes. Outrossim, sugere-se a realização de \r\n
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Publicado em 14 de junho de 2017

Resumo

O ambiente escolar representa um espaço estratégico para o desenvolvimento de ações educativas que tenham por objetivo a prevenção e a promoção da saúde, assim como a construção de hábitos de higiene bucal junto às crianças, em especial durante a primeira infância. Sendo os educadores e cuidadores, após capacitados e sensibilizados acerca da saúde bucal infantil, peças fundamentais nesse processo. O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência vivenciada durante a realização de atividades de sensibilização e capacitação de educadores, cuidadores e merendeiras de creches municipais de Campina Grande, PB, sobre aspectos ligados à saúde bucal na primeira infância. As ações visam, em sua maioria, a Promoção da saúde através de uma abordagem lúdica, adequada à faixa etária das crianças ali matriculadas. Entre as ações que integram o Projeto destacam-se aquelas que tem como público alvo os profissionais da creche, em especial educadores, cuidadores e merendeiras. Para tais ações, são escolhidas como propostas metodológicas tanto as rodas de conversa, quanto atividades cognitivo-motoras através das quais, respectivamente, os mesmos podem refletir e desenvolver técnicas e habilidades manuais. São abordados temas variados pertinentes à saúde bucal na primeira infância. Os educadores participam, ainda, da realização da escovação supervisionada usando a técnica de Fones e a joelho a joelho. Durante a execução das atividades direcionadas aos profissionais, percebe-se que estes possuem, em sua maioria, conhecimento restrito acerca de saúde bucal e que raramente há o repasse aos alunos de quaisquer informações sobre esse tema. Apesar de algumas exceções, foi constatado, ainda, que a escovação supervisionada nem sempre faz parte da rotina diária das creches. Os educadores elencaram como dificuldades para a realização de tal atividade a falta de informações a respeito das técnicas de escovação e a quantidade reduzida de pessoal disponível para a realização do procedimento. Já as merendeiras, percebem a relação entre alimentação e saúde. Estas possuem, ainda, um bom conhecimento acerca de alimentos cariogênicos - embora enfatizem apenas os doces – e desconhecem, em grande maioria a existência de alimentos que podem ser considerados não cariogênicos e protetores. As atividades destinadas aos educadores, cuidadores e merendeiras das creches, são promissoras tendo em vista que promovem a reflexão crítica sobre a realidade ali encontrada. Como resultado, há a sensibilização, capacitação e empoderamento destes profissionais. Faz-se necessário, contudo, a inclusão permanente e efetiva da saúde bucal nos planejamentos didáticos periódicos para a discussão de temas e abordagens metodológicas pertinentes. Outrossim, sugere-se a realização de atividades complementares posteriores às realizadas pelo Projeto que visem a obtenção de um feedback sobre quais os efeitos positivos que este deixou nas creches por ele atendidas.

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